Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

de casa, posso entrar?

04/10/2017
15027977522610-329218.jpg


Metade de tudo que é produzido no campo passa, de alguma forma, por uma cooperativa. Isso equivale dizer que, pelo menos, 50% de tudo aquilo que o brasileiro consome do café da manhã ao jantar, é fruto do trabalho de um cooperado. E eles são muitos. Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) existem no país cerca de 1,5 mil cooperativas que, juntas, congregam mais de um milhão de pessoas.

E toda essa gente tem sido estimulada pela OCB a participar ativamente do Censo Agropecuário, que está sendo realizado pelo IBGE, por meio do acolhimento ao entrevistador e, sobretudo, do repasse do maior número possível de informações sobre a atividade rural da propriedade.

“Conhecer a realidade do setor agropecuário, os números, os gargalos e as dificuldades é vital para a formulação de políticas públicas sob medida para otimizar os recursos do país e ampliar os resultados socioeconômicos que assegurem a sustentabilidade da produção agrícola brasileira”, comenta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, concluindo: “é preciso de planejamento e para planejar precisamos de dados.”

Cooperação

A OCB é um dos parceiros formais do IBGE na realização do Censo Agropecuário 2017. De acordo com o termo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições, a OCB ficou responsável por sensibilizar as cooperativas agropecuárias a prover o suporte necessário ao trabalho dos pesquisadores e, o IBGE, fará o repasse dos dados tão logo sejam validados para que, assim, o trabalho de representação das cooperativas junto aos Três Poderes seja feito com muito mais efetividade.

O Censo Agropecuário 2017 começou na segunda-feira, dia 2/10. A expectativa é de que os mais de 18 mil recenseadores do IBGE visitem todos os estabelecimentos agropecuários do país, estimados em cerca de 5,3 milhões, entre outubro deste ano e fevereiro de 2018.

Fonte: Somos Cooperativismo

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: