O Sistema OCB/SESCOOP-GO acaba de lançar a nova edição do Censo do Cooperativismo
30/07/2018
O Sistema OCB/SESCOOP-GO acaba de publicar a 13ª edição do Censo do Cooperativismo Goiano, que já está sendo distribuída para as 217 cooperativas registradas, atualmente, na instituição e também para entidades parceiras e órgãos governamentais. O raio-x do setor em Goiás aponta para um crescimento de 48,3% no número de cooperados nos últimos cinco anos. Somente em 2017, as cooperativas atraíram mais de 21 mil associados para esse modelo de negócios. Elas também criaram mais vagas de trabalho no ano passado, gerando um crescimento de 8,6% no número de empregos. A publicação também pode ser conferida no Portal Goiás Cooperativo.
Os resultados do Censo foram obtidos por meio do levantamento do Programa de Visitas, realizado pelo Sistema. Durante sete semanas, entre os meses de fevereiro e abril, profissionais de cooperativismo passaram por 72 municípios, de todas as regiões do Estado, para visitar 200 cooperativas. Elas participam de questionários que são, posteriormente respondidos, tabulados e avaliados para compor o Censo.
Para esta edição, que possui 188 páginas, o Sistema contratou a Empresa de Pesquisa de Opinião e Mercado (Epom), que ajudou a reestruturar o questionário socioeconômico aplicado junto às cooperativas, aperfeiçoando o levantamento do Programa de Visitas.
"Por meio do investimento nessa nova parceria, pudemos aperfeiçoar as informações do Censo do Cooperativismo Goiano e torná-lo ainda mais verossímil da realidade do movimento regional", afirma o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza.
Números de 2017
215 cooperativas
194.441 cooperados
11.108 empregos
9,63 bilhões em receitas