Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

OCB defende na Tecnoshow melhores condições de financiamento para atividade agrícola

04/04/2022
imagem-2022-04-04-193947-181314918.png


Crédito a juros compatíveis com a atividade agrícola e maior capilaridade na distribuição de recursos. Essas foram as principais reivindicações nos discursos do presidente do Sistema OCB/ GO, Luís Alberto Pereira, e de Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB Nacional, durante a abertura da Tecnoshow Comigo, segunda-feira (04/04) em Rio Verde. 

O presidente do Sistema OCB/GO celebrou o retorno da Tecnoshow, após dois anos de suspensão, em razão da pandemia de Covid-19, e reforçou o apelo para que a questão do crédito rural seja vista com a devida sensibilidade pelo governo federal e instituições financeiras. “O setor agropecuário vive um bom momento, mas precisa ser atendido com recursos para que não haja retrocesso, por isso reforçamos esse pedido, assim como cobramos o repasse do porcentual de 10%, por parte do Banco do Brasil do montante do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO) para as cooperativas de crédito, garantidos legalmente, e, também a solução, via Condel,  da questão relativa aos financiamentos do FCO para investimento das cooperativas do agronegócio e possam ampliar sua capacidade de armazenamento e produção”, frisou.

Márcio Lopes de Freitas comparou o agronegócio a um caminhão bitrem em uma longa subida, reiterando que não se pode deixar faltar combustível para que essa máquina produtiva continue funcionando e ajudando o País a se livrar dos efeitos da crise provocada pela pandemia de Covid-19. Sobre o desempenho do cooperativismo em Goiás, o sexto no ranking nacional, Márcio Lopes destacou a pujança das cooperativas do agronegócio e, atrelado a ele, o ramo crédito, conquista que atribui ao profissionalismo na gestão e investimentos em tecnologia e profissionalização. 

O principal tema abordado pelo presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, em seu discurso de abertura, foi, igualmente, a reivindicação de maior disponibilidade de crédito a juros adequados à realidade do produtor rural.  O dirigente solicitou ao presidente Jair Bolsonaro que se junte aos produtores rurais nessa luta.

Antônio Chavaglia comemorou o retorno da Tecnoshow Comigo após dois anos de paralisação e destacou a importância das vacinas na superação da crise sanitária. “Agora precisamos que haja oferta de crédito com juros adequados à realidade do setor, temos uma instituição oferecendo taxas de juros mais baixas, mas e os outros bancos, por que não o fazem. Precisamos fazer essa mensagem chegar ao presidente da República e ao presidente do Banco Central”, conclamou.

Em sua fala, o governador do Estado de Goiás Ronaldo Caiado destacou que as crises no setor são frequentes, o que justifica a necessidade de representação legítima do agronegócio para que a classe rural seja ouvida.  Sobre a feira de tecnologia rural promovida pela Comigo, Ronaldo Caiado afirmou que a Tecnoshow mostra que Goiás pode chegar nesse momento a ser o segundo maior produtor nacional de grãos, alcançando uma produção de 30 milhões de toneladas e até mais. “Graças ao que estamos vendo aqui, estamos criando no produtor rural algo que nenhum outro Estado conseguiu construir, que é a capacidade de alcançar altas produtividades por hectare”, destacou.

A solenidade de abertura contou com a presença do governador Ronaldo Caiado,  o presidente da Alego, Lissauer Vieira, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, além de várias outras autoridades e representantes de instituições, como o presidente da Comigo, Antonio Chaváglia, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o presidente da OCB nacional, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes Júnior.

Maior feira de tecnologia agrícola da região Centro-Oeste e uma das maiores do Brasil, a Tecnoshow Comigo foi oficialmente aberta hoje, em sua 19ª  edição. A feira, que mostra a força do cooperativismo nos ramos agrícola e de crédito segue até o dia 8 de abril e deve movimentar R$ 3,8 bilhões e atrair cerca de 120 mil visitantes, conforme a expectativa dos organizadores.

Confira abaixo o pronunciamento do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: