Notícias

OCB-GO aprova oramento para 2018

29/11/2017
dsc-0086-13731915.JPG


O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO) aprovou a previsão de orçamento para o ano 2018, no valor de, aproximadamente, R$ 5,12 milhões, um montante 34,6% mais enxuto do que a quantia gasta em 2017, quando parte dos recursos da entidade foi direcionado à conclusão do Edifício Goiás Cooperativo, nova sede da OCB-GO. Como a avaliação de despesas está abaixo do valor previsto de receitas, a estimativa é de que haja, no próximo ano, um superávit de quase R$ 38,8 mil para a instituição.

A proposta orçamentária foi votada e aprovada por representantes de cooperativas goianas, durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada hoje (29), na Casa do Cooperativismo Goiano. Na ocasião, também foi aprovada a revisão da tabela de contribuição sindical de 2018. O reajuste será de 1,63%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Esse percentual serve para referendar a tabela, que é definida posteriormente pela Confederação Nacional das Cooperativas (Cncoop).

No mesmo dia, a OCB-GO realizou mais uma AGE, que aprovou alteração no estatuto da instituição, para atualizar seu novo endereço, que será no Edifício Goiás Cooperativo, na Avenida Jamel Cecílio, Qd. C9, Lt. 10, Jardim Goiás, em Goiânia (ao lado da antiga sede).

“Mesmo com uma obra em andamento, conseguimos manter um orçamento equilibrado em 2017. Conseguimos concluir esse grande empreendimento, que é o Edifício Goiás Cooperativo, gastando menos do que prevíamos, com impacto menor para as finanças da OCB-GO. Agora, ele está de portas abertas às nossas cooperativas, para que ocupem as salas comerciais", afirmou Joaquim Guilherme, presidente da OCB-GO.

Dia C

Cooperativas goianas que integraram o Dia de Cooperar (Dia C) Goiás 2017 tiveram o trabalho reconhecido pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO, pelo compromisso com a transformação social das comunidades no Estado. Os dirigentes e representantes cooperativistas que estiveram na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), hoje, receberam o certificado de participação na campanha e um exemplar do livro Histórias para Cooperar, que reúne as histórias das cooperativas na edição 2017 do Dia C Goiás. As demais cooperativas vão recebê-los pelos Correios.

Durante a reunião, o Sistema também apresentou o balanço das ações do Dia de Cooperar no Estado. Em 2017, 47 cooperativas desenvolveram cerca de 150 iniciativas de responsabilidade social, dentro do Dia C, incentivadas pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO, que coordena o programa de voluntariado em Goiás. Ao todo, cerca de 49,6 mil crianças, jovens, adultos e idosos foram beneficiados pelo trabalho voluntário de 3.131 colaboradores, cooperados, dirigentes e aliados do cooperativismo.

Três ramos foram mais presentes na campanha do Dia C 2017. De crédito, foram 21 cooperativas atuantes; no agropecuário, 13; e de saúde, 10 cooperativas. Também houve participação de cooperativas dos ramos transporte, produção e habitação.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: