Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

OCB/GO chega aos 64 anos celebrando força política e perfil inovador

02/10/2020
whatsapp-image-2020-10-02-at-08-101010810.jpeg


O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB/GO) chega aos 64 anos de fundação com bons motivos para celebrar. Um deles é a defesa dos interesses políticos e socioeconômicos das cooperativas no Estado. No último ano, a entidade conseguiu mobilizar a criação de duas frentes parlamentares do cooperativismo, a estadual, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e uma municipal, na Câmara de Vereadores de Goiânia. Além disso, no aniversário comemorado em 2 de outubro, a OCB/GO também consolida uma gestão moderna e atualizada. A entidade acaba de inaugurar o Espaço Inovacoop, um hub de inovação, aberto a empreendedores que queiram transformar ideias em soluções para o cooperativismo.

Para o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira, a OCB/GO segue desempenhando os seus propósitos iniciais, defesa e representação das cooperativas, mas vem agregando outras funções, entre as quais promover a cultura cooperativista e a formação profissional por meio do SESCOOP/GO. “Mais recentemente estamos atuando na inserção do cooperativismo no ambiente da inovação, tão necessário neste mundo competitivo e de mudanças rápidas. Neste ponto, assumimos um papel de protagonismo no contexto do cooperativismo nacional”, aponta.

Atualmente, a OCB/GO possui 229 cooperativas registradas, que movimentam mais de R$ 10,2 bilhões por ano, o que corresponde a cerca de 6% do PIB de Goiás. Juntas, elas envolvem, direta e indiretamente, cerca de 1 milhão de pessoas em torno do cooperativismo. Os números são expressivos, mas a instituição trabalha para que sejam ainda maiores, diante do desafio de formalizar centenas de cooperativas que ainda não são registradas. Para isso, lançou um programa chamado Seja.Coop, que apresenta às cooperativas não registradas as vantagens que a estrutura do Sistema OCB/GO oferece. 

Parlamentares

De acordo com Lissauer Vieira, presidente da Alego, o cooperativismo é uma maneira de incentivar o desenvolvimento econômico de Goiás. “Como produtor rural, sou um entusiasta do cooperativismo e tenho certeza que a OCB/GO está no rumo certo, nas mãos de pessoas certas, pessoas que amam o sistema cooperativo”.

O líder da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Câmara de Goiânia, vereador Denício Trindade, acredita que o cooperativismo gera satisfação às pessoas porque elas compartilham os resultados. “Gostaria de parabenizar a OCB/GO pelos 64 anos, pelo trabalho que tem feito, que gera crescimento para o cooperativismo e riquezas para nosso Estado e municípios”, afirma. 

OCB/GO

A OCB/GO é a entidade que atua na representação, defesa e desenvolvimento do cooperativismo no âmbito do Estado de Goiás. Constituída em outubro de 1956, inicialmente, como a União das Cooperativas no Estado de Goiás, teve um papel decisivo na organização e no fortalecimento das cooperativas goianas. Surgiu primeiro como associação, com as siglas UCG, UCEG e OCG, até solidificar-se na representação sindical, política e econômica. No final dos anos 80, o cooperativismo goiano já reunia cerca de 90 cooperativas associadas. Na época, os ramos de crédito e de trabalho médico tiveram um grande impulso.

Nos anos 90, começaram a ser ministrados cursos de formação de gestores cooperativistas, intensificando o incentivo à continuidade da gestão autônoma e democrática das cooperativas. Desde os anos 2000, com a criação do SESCOOP, o Sistema OCB/GO consegue também oferecer formação profissional e contribuir para o aprimoramento da gestão das cooperativas. Em 2016, ao completar 60 anos, a OCB/GO concluiu a obra de uma nova sede, o Edifício Goiás Cooperativo, no Jardim Goiás, em Goiânia. 


Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: