Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

OCB-GO conquista assento no Conselho Deliberativo do Produzir

04/08/2015

 

O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO) conquistou, nesta segunda-feira (3), mais um importante espaço no cenário político-econômico do Estado. A entidade foi eleita para se tornar integrante do Conselho Deliberativo do Programa de Desenvolvimento Industrial de Goiás (CD/Produzir). 


A OCB-GO concorreu com outras entidades para ocupar uma das duas vagas não permanentes do conselho e ganhou seis votos, empatando com a Associação de Jovens Empresários de Goiás (AJE-GO). Na ocasião, coube ao vice-governador José Eliton, que também é secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação e que presidiu a reunião, decidir qual entidade entraria para o CD/Produzir.

Ao dar o voto de "minerva" para a OCB-GO, ele explicou que a organização tem papel importante por representar também as entidades do setor produtivo primário e o cooperativismo. "Tenho certeza de que a AJE estará presente também sempre por meio da minha representação, vez que são pessoas jovens e eu também sou jovem. Peço-lhes compreensão e tenho certeza de que, nas próximas ações, a AJE estará conosco", destacou o vice-governador, ao justificar o voto na OCB-GO.

A outra vaga não-permanente do conselho ficou com a Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuários do Estado de Goiás (Facieg). A 18ª reunião foi realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) e teve as presenças dos representantes das entidades que integram o Conselho e de superintendentes da SED. 

O secretário do Conselho de Administração da OCB-GO, Dourivan Cruvinel de Souza, que também é vice-presidente Administrativo e Financeiro da cooperativa Comigo, participou da reunião, representando o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme.

Segundo Joaquim Guilherme, ao conquistar um assento no Conselho Deliberativo do Produzir, que é responsável por fomentar a industrialização de Goiás, a OCB-GO passa a ocupar espaço nas decisões político-econômicas do Estado. Ele frisa a importância de a entidade ser ouvida, já que representa uma força econômica de grande expressão em Goiás, que é o setor cooperativista. 

O presidente do Sistema também frisa que esta será a oportunidade para as cooperativas conhecerem mais sobre o Produzir e as formas de se obter recursos e subsídios para a sua industrialização.

Junta Comercial
Além da conquista da cadeira no Conselho Deliberativo do Produzir, o Sistema OCB/SESCOOP-GO também está a um passo de conseguir um assento na Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). O compromisso foi firmado pelo governador Marconi Perillo em junho, durante o lançamento do Censo do Cooperativismo Goiano, no Palácio das Esmeraldas. 

Em julho, Joaquim Guilherme se reuniu com o presidente da Juceg, Rafael Lousa, para dar andamento aos trâmites para que a OCB-GO consiga inserir um representante da casa na Junta. Esta é uma reivindicação antiga da entidade. Atualmente, o registro de cooperativas na Juceg é representativo, mas boa parte dessas novas sociedades está fora dos padrões legais que regem o setor, o que acarreta falhas no recolhimento de impostos, além de comprometer a gestão dessas sociedades. Esse tipo de problema poderia ser evitado com a presença de um representante da OCB-GO na Junta. 

"O assento da OCB-GO no Conselho Deliberativo do Produzir e a futura participação na Juceg vai colocar nossa entidade e cooperativas nas decisões do Estado", ressalta Joaquim Guilherme.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: