Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

OCB/GO dá passo decisivo para ampliar a inclusão de mulheres e jovens

02/08/2021
posse-comites-mulheres-e-jovens-161711113.jpeg

 
O Sistema OCB/GO deu posse aos membros e coordenadores do Comitê de Mulheres Cooperativistas, que tem como objetivo oferecer às cooperativas uma maior aproximação com o Sistema e aumentar a representatividade das mulheres nas cooperativas, proporcionando equidade de gênero em todos os níveis de gestão. 

Também foram empossados os membros do Comitê dos Jovens Cooperativistas. Eles vão atuar para o fortalecimento da participação democrática desse público, permitindo que sejam apresentadas suas necessidades específicas para um cooperativismo mais justo e igualitário e preparando jovens para o processo sucessório dentro das cooperativas.

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, ressalta a importância do cooperativismo goiano para maior participação de mulheres e jovens, não apenas como cooperadas ou colaboradoras, mas também nos órgãos de gestão. “Tenho muita esperança em relação a esse movimento que não começa aqui, pois já faz um ano que fizemos esse convite, esses meninos e meninas participaram de um curso de treinamento, mas agora essa iniciativa se formaliza e eles passam a assumir essa responsabilidade", afirma.

A instituição dos Comitês atende a uma das propostas apresentadas no Encontro Estadual de Mulheres e Jovens promovido pelo Sistema OCB/GO, em  dezembro do ano passado. Luís Alberto Pereira explica que foram nomeados os grupos de coordenadores do Comitê de Mulheres e do Comitê de Jovens que terão a missão de liderar os respectivos membros na propositura de projetos, levá-los ao Conselho da OCB/GO e do SESCOOP/GO e, se aprovados, desenvolvê-los. 

"É uma responsabilidade grande que assumem e ficamos muito contentes com isso, pois esse é o primeiro passo para a liderança. O Conselho está disposto a apoiar, a contribuir", afirmou.

A solenidade de posse, realizada em formato virtual na última sexta-feira (30/07), contou com o testemunho de dois jovens cooperativistas,  Michele Bresolin, presidente da Coomaffit,  Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (RS), e Bernardo Belloni, diretor Financeiro e Administrativo da Yougreen Cooperativa de Gestão Integrada de Resíduos, com sede em São Paulo (SP). 

Os dois convidados puderam contar aos participantes as suas experiências e os desafios que enfrentaram para terem suas competências reconhecidas, se desenvolverem e crescerem profissionalmente nos empreendimentos em que atuam.

Superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes diz que há uma expectativa muito grande em relação aos projetos que vão ser desenvolvidos a partir dos recém-criados comitês de jovens e de mulheres. "Vamos trabalhar em parceria e desenvolver esses projetos. O SESCOOP/GO tem uma grande preocupação com a diversidade e é muito importante que as mulheres assumam papéis de gestão nas cooperativas. Precisamos muito dos jovens também, não apenas como cooperados, mas dentro das cooperativas, principalmente nesse momento em que se reconhece tanto a importância da sucessão", frisa.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: