Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

OCB/GO e UFG serão parceiras em projetos de inovação

11/11/2020
ufg-901901.png


O presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, e o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, assinaram hoje (11/11), no Espaço Inovacoop Goiás, um protocolo de intenções para a realização de parcerias na área da inovação, envolvendo o Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG Goiânia) e o Inovacoop Goiás. A cerimônia foi precedida de uma palestra, proferida pelo reitor, com a apresentação da qualidade dos recursos humanos em pesquisa e da estrutura de laboratórios da universidade, bem como de exemplos de produtos inovadores que já foram criados por seus alunos e professores, muitos deles em parceria com instituições sem fins lucrativos e a iniciativa privada. 

O reitor da UFG afirmou que, a partir do protocolo com a OCB/GO, se dará início a uma relação duradoura entre a universidade e o cooperativismo goiano. "Temos todas as áreas do conhecimento e a OCB congrega cooperativas das mais diversas naturezas, todas demandando tecnologia e inovação para acompanharem esse movimento dinâmico que temos hoje no mundo", disse. Edward explica que a expectativa é inicialmente realizar workshops sobre as principais necessidades das cooperativas para que projetos sejam desenvolvidos em conjunto, sob a forma de convênios e acordos de trabalho que tenham o potencial de proporcionar ganhos para estudantes, professores, cooperativas e cooperados.

O presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, disse ver com muito entusiasmo a parceria com a UFG. “Ainda não podemos antever tudo o que podemos desenvolver, mas imaginamos que serão muitos os projetos. Contamos com a experiência da universidade federal, que é uma das pioneiras nesta área de inovação, e também com sua experiência na elaboração e coordenação de eventos, como hackathons e olimpíadas, bem como na educação, em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. O leque é imenso, estamos apenas dando o pontapé inicial, mas sabemos que temos muito a fazer juntos e, no nosso caso, podemos oferecer o nosso modelo de negócio para o empreendedorismo, que é um dos focos do trabalho da UFG”, enfatizou. 

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, destacou que as iniciativas que buscam promover a inovação têm crescido muito no Brasil e são cruciais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. “Estamos convictos de que a universidade tem um papel importante a desempenhar nessas ações. A UFG está preparada, conta com recursos humanos, instrumentos jurídicos, normativos e infraestrutura física para contribuir de maneira decisiva, em particular com essa parceria que começa a ganhar corpo. Esperamos que ela cresça e se torne mais complexa, envolvendo mais pessoas. Estamos estimulados para contribuir com a solução dos problemas do setor cooperativista,” afirmou.

Edward Madureira ponderou ainda que a UFG, como todas as universidades federais do País, passa por um processo de aprendizagem muito rápido para superar a defasagem na área de inovação. "De 20 anos para cá, esse movimento de aproximação com o setor produtivo se intensificou e hoje está muito maduro, se intensificando em projetos que ganham mais robustez. São inúmeras as empresas parceiras e as startups que já nasceram dentro do ambiente das universidades públicas, que existem para servir a sociedade. O conhecimento e aparato de laboratórios que ofertam têm a finalidade de formar novos profissionais e abrir portas para novos negócios”, enfatizou.


Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: