OCB-GO empossa os porta-vozes do cooperativismo na Assembleia Legislativa
21/10/2019
Os 11 deputados que vão defender a causa cooperativista no Poder Legislativo de Goiás tomam posse nesta terça-feira (22), como membros da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (Frencoop Goiás). A cerimônia marcada para as 9 horas é realizada na sede da maior representante do setor em Goiás, o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO).
A frente será responsável por acompanhar as atividades de interesse do movimento cooperativista na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Na prática, os deputados da Frencoop Goiás serão os porta-vozes das pautas desse movimento, que tem uma grande importância para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, uma vez que gera mais de 12 mil empregos e movimento mais de R$ 10 bilhões por ano.
Entre as demandas cooperativistas, estão a defesa desse modelo nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado e em compras e licitações; o repasse de parte dos recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) pelas cooperativas de crédito; a não tributação do ato cooperativo nas cooperativas e a defesa da Lei Kandir (veja abaixo a lista das principais demandas do cooperativismo).
Para o presidente da OCB-GO, Luís Alberto Pereira, a Frencoop Goiás será um reforço importante para as lutas diárias do cooperativismo, inclusive no sentido de ampliar o conhecimento desse modelo de negócio por parte dos políticos e da sociedade.
ECONOMIA
Após a solenidade de posse da Frencoop Goiás, o público presente do auditório da Edifício Goiás Cooperativo vai assistir à palestra "Conjuntura econômica: onde estamos, para onde vamos", com o economista e jornalista Dony De Nuccio. Na ocasião, De Nuccio mostrará um diagnóstico completo da situação econômica brasileira e antecipará tendências de mercado, para ajudar o público a identificar oportunidades e sair na frente.
Conhecido como jornalista e apresentador na TV Globo e na Globonews, Dony De Nuccio é também economista e mestre em Economia, com extensão na Brown University, nos Estados Unidos. Ele também trabalhou por mais de cinco anos no mercado financeiro, quando foi trader do Citibank.
A participação no evento é gratuita, voltada a todo o público cooperativista e a convidados.
PAUTAS DO COOPERATIVISMO
- Ampliação de convênios de órgãos do governo estadual com as cooperativas de crédito;
- A efetivação da indicação do vogal na Juceg;
- Pautas do setor de transporte escolar, fretamento e turismo:
-Aprimorar o relacionamento da Agência Goiana de Regulação - AGR em relação às multas imputadas às cooperativas de transporte;
-Aplicação da Lei 13.855/2019 que coíbe o transporte clandestino;
-Volta do limite de $120 mil da linha de crédito da Goiás Fomento para substituição da frota. - Tornar lei a exigência do ensino do cooperativismo e empreendedorismo na rede de ensino estadual e na rede Itego;
- Defesa do modelo cooperativo nas políticas públicas de desenvolvimento do estado e em compras e licitações;
- Aumento da isenção do ICMS sobre a geração fotovoltaica por meio de cooperativas de energia de 1 MW para 5 MW;
- Melhorar a rotina de controle de pagamento das taxas da agrodefesa;
- Defesa da não tributação do ato cooperativo nas cooperativas, especialmente em face da reforma tributária;
- Defesa da Lei Kandir, até que o estado tenha condições de industrializar toda a produção de seu produto primário;
- Defesa do repasse de parte dos recursos do FCO a serem operacionalizados pelas cooperativas de crédito;
- Maior agilidade na liberação de licenciamento ambiental.
SERVIÇO
Posse dos membros da Frencoop Goiás
Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo Goiano
Data: 22 de outubro (terça-feira), a partir das 9 horas
Local: Auditório do Edifício Goiás Cooperativo (Av. Dep. Jamel Cecílio nº 3.527, 1º andar, Jd Goiás)
Posse: 11 deputados estaduais serão empossados como membros da Frencoop Goiás
Palestra: Conjuntura econômica: onde estamos, para onde vamos, com Dony De Nuccio
Evento gratuito