OCB-GO estuda parceria com Estado para oferecer ensino profissionalizante em cooperativismo
07/10/2019
A OCB-GO deve assinar, nas próximas semanas, um termo de cooperação com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), para elaborar um projeto de introdução de ensino profissionalizante de cooperativismo na Rede Itego. A Rede de Institutos Tecnológicos de Goiás, mantida pela Sedi, é composta por 29 institutos, em diversas regiões do Estado, que oferecem cursos de qualificação, técnicos subsequentes de nível médio e superiores de tecnologia.
Nesta segunda-feira (7), o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira, recebeu o subsecretário de Ciência e Tecnologia da Sedi, Márcio Pereira, na Casa do Cooperativismo Goiano, para tratar da parceria. Segundo o subsecretário, o perfil de alunos do Itego são de pessoas dedicadas ao mercado produtivo, o que tem total relação com o trabalho de formação feito pelo SESCOOP/GO. A reunião também teve a presença do presidente do Codese, Carlos Alberto de Paula Moura Júnior.
Conforme Márcio Pereira, a ideia inicial é realizar workshops e minicursos de entrada, para fazer um mapeamento das necessidades do público, que servirão para determinar onde e que tipo de formação cooperativista deve ser colocada dentro da grade curricular dos cursos. "Com o mapeamento, a gente consegue fazer um planejamento, casado com essas necessidades."
Para o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, essa é uma oportunidade importante para levar capacitação cooperativista a várias partes de Goiás e, sobretudo, para ampliar as opções de mercado para a população. "Ao disseminar o cooperativismo, estamos preparando pessoas para um modelo de negócios que tem forte participação no desenvolvimento do Estado", afirma Luís Alberto.