Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

OCB-GO festeja 60 anos de trajetria em noite histrica

21/11/2016
60-anos-site-foto-418472.jpg

 

Uma grande cerimônia de homenagens e lançamentos oficializou a comemoração pelos 60 anos do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO), em Goiânia, na última sexta-feira (18). Cerca de 350 pessoas prestigiaram a celebração, dentre elas, autoridades e cooperativistas ilustres de Goiás e de outros Estados, como o governador do Estado, Marconi Perillo; o presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes; o ex-presidente da ACI e ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues; o presidente do Grupo Jaime Câmara (GJC), Jaime Câmara Júnior; e o deputado federal Roberto Balestra.

Na ocasião, Sistema OCB/SESCOOP-GO entregou troféus e diplomas para 37 pessoas, como forma de reconhecimento à relevante contribuição de cada uma para o desenvolvimento do cooperativismo goiano, nacional e mundial. O Diploma de Mérito Cooperativista foi concedido em memória de dois pioneiros do movimento no Estado. 

Um deles foi para Jaime Câmara, que participou da fundação da OCB-GO em 1956 e foi o primeiro vice-presidente da entidade. O empresário Jaime Câmara Júnior recebeu pessoalmente a homenagem em nome do seu pai. O outro Diploma de Mérito Cooperativista foi para Paulo Roberto Cunha, cooperativista atuante e político de carreira, que já presidiu a OCB-GO. A viúva de Paulo Roberto, Maria das Graças, e a filha, Daniela Cunha, receberam o reconhecimento. Todos os demais homenageados receberam o diploma e troféu Personalidade Cooperativista.

Numa ocasião histórica, o evento conseguiu reunir e homenagear, no Oliveira's Place, seis ex-presidentes do Sistema OCB/SESCOOP-GO: o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia (por cinco mandatos), Haroldo Max de Sousa, Jales Naves, Eduardo Pereira de Andrade, Antônio Carlos Borges e Adilon Antônio de Souza. Todos foram recebidos pelo anfitrião da festa, o atual presidente do Sistema, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza.

Na abertura, Joaquim Guilherme ressaltou a importância da história da OCB-GO, que durante seis décadas têm representado, defendido e fomentado o cooperativismo goiano, além de ser pioneira em diversas frentes de trabalho. “É um orgulho estar à frente da OCB-GO nesse momento tão importante de sua história”, afirmou.

O governador Marconi Perillo saudou todos os cooperativistas presentes, parabenizou a OCB-GO e salientou os bons resultados que as cooperativas vêm registrando mesmo em um período de crise econômica. “Hoje passamos por uma profunda crise e se o País está enfrentando e, se Deus quiser, vai vencer esse desafio, isso se deve muito ao trabalho e cooperação de cada um de vocês”, afirmou.

Marconi Perillo também firmou, junto ao presidente da OCB-GO, Joaquim Guilherme, o compromisso de atender um pedido antigo da instituição, que é compor o conselho da Junta Comercial de Goiás (Juceg) para orientar os registros de novas cooperativas no Estado, segundo os preceitos do movimento. Segundo Perillo, já foi determinado à Casa Civil que realize esse trâmite.

Lançamentos

Vários outros lançamentos especiais também marcaram a cerimônia de aniversário da OCB-GO. Dentre eles, o livro que conta a história da OCB-GO durante os 60 anos de atuação, o Museu Virtual Goiás Cooperativo e o 1º Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo.          

Todas essas novidades integram um projeto da organização chamado “60 anos, 60 ações”. São atividades que têm o objetivo de fortalecer a entidade, as cooperativas, divulgar o modelo de negócio cooperativista e estimular seus colaboradores. As ações são direcionadas ao público interno e externo. Alguns projetos já estão em andamento, como a implantação do Programa 8s dentro do Sistema OCB/SESCOOP-GO e a manutenção e atualização da Certificação ISO. Outros serão realizados em 2017, como a 4ª edição do Coomunica - Encontro de Jornalistas e Comunicadores de Cooperativas e a construção do edifício que vai abrigar a nova sede do Sistema, além de diversas salas comerciais.

Livro

O livro comemorativo: 1956 – 2016 - OCB-GOIÁS - 60 Anos de História - União e Transformação do Cooperativismo em Goiás retrata a memória de seis décadas da entidade e do movimento no Estado. A publicação tem 136 páginas e foi produzida, durante 12 meses, a partir de entrevistas e de documentos arquivados pela entidade.Cada cooperativa receberá um exemplar da obra, que também estará disponível para acesso e download no site especial de 60 anos da OCB-GO.

Museu Virtual

Resgatar e divulgar a história do cooperativismo em Goiás por meio de fotos, vídeos e arquivos sobre o passado, presente e o futuro do cooperativismo goiano. Esses são alguns dos objetivos do Museu Virtual Goiás Cooperativo lançado na última sexta-feira.O Museu Virtual é um projeto em construção e colaborativo, será executado com a participação das cooperativas e de todos que desejam contribuir com arquivos históricos. Os materiais podem ser atas de assembleias, fotografias, áudios e vídeos que retratam a história das cooperativas e do cooperativismo goiano. 

Prêmio

A OCB-GO também lançou o 1º Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo. O objetivo é estimular e prestigiar o trabalho desenvolvido por jornalistas dedicados a divulgar os projetos, ações econômicas e sociais realizadas pelo cooperativismo em Goiás. A premiação é dividida em cinco categorias: Impresso, Rádio, TV, Web e Fotojornalismo. Podem ser inscritas apenas matérias publicadas/veiculadas no período de 1º de dezembro a 10 de julho de 2017.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: