Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

OCB/GO recebe governador Ronaldo Caiado para firmar parceria

01/12/2020
whatsapp-image-2020-12-01-at-18-58913.jpeg


O Sistema OCB/GO e o Governo do Estado de Goiás firmaram, na tarde desta terça-feira (1º/12), uma série de parcerias para promover e acelerar a retomada da economia de Goiás. O protocolo de intenções foi assinado pelo presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, pelo governador Ronaldo Caiado e pelo secretário de Estado da Retomada, César Augusto Moura. A solenidade foi realizada no espaço InovaCoop, no Edifício Goiás Cooperativo, em Goiânia. As parcerias serão desenvolvidas por meio do Programa Coopera Goiás, desenvolvido pelo Sistema OCB/GO e a Secretaria da Retomada.

Desde agosto, ambos já têm promovido diversas ações conjuntas, como o compartilhamento de informações e de bancos de dados de cooperativas, análise e assessoria de atos constitutivos de cooperativas, palestras, visitas técnicas, promoção de intercâmbios e realização de benchmarking. A solenidade também contou com a presença da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado.

Em pronunciamento, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, afirmou que  o cooperativismo está pronto para ser parceiro do Estado para retomar a economia devido à pandemia. “Temos no DNA a capacidade de fazer parcerias. E o cooperativismo sabe como se unir para gerar emprego e renda", afirmou. 

O governador Ronaldo Caiado ressaltou que conhece o cooperativismo - citou que possui conta bancária no Sicoob - e sempre lutou pela causa quando era parlamentar no Congresso Nacional. "Cooperativismo é uma palavra que resume amor ao próximo, responsabilidade, solidariedade, capacidade de poder dividir", apontou. “Estou à disposição para discutir a legislação do cooperativismo em Goiás, totalmente aberto”, concluiu.

Após a assinatura da parceria, o governador Ronaldo Caiado participou do descerramento da placa do Inovacoop Goiás, juntamente com o presidente do Sistema OCB/GO, Luis Alberto Pereira. 

Ações

A expectativa é de que a assinatura dos protocolos vai proporcionar a formalização de centenas de cooperativas no Estado, que hoje não estão registradas na OCB/GO e, por isso, não podem ser beneficiadas pelos programas, serviços e cursos especializados. Para acelerar o acesso a essas cooperativas, o Sistema OCB/GO prevê a realização de encontros regionais com prefeitos eleitos, para disponibilizar a eles cursos práticos referentes ao modelo de negócio e formas de constituição. Isso fará uma diferença especial nas regiões mais vulneráveis, que foram mais impactadas pelos efeitos da pandemia da Covid-19.

Para 2021, o Sistema OCB/GO prevê a liberação de até R$ 5 milhões, por meio do SESCOOP/GO, para capacitação profissional de dirigentes e colaboradores de novas cooperativas que forem constituídas e registradas na OCB/GO. 

O SESCOOP/GO possui uma gama de mais de 160 cursos já formatados, num total de mais de 2 mil vagas. Dentre eles, capacitações em governança, inovação, competências comerciais, pecuária leiteira, formação de dirigentes e gerentes de cooperativas e contabilidade. Além dessas vagas, as cooperativas que estão registradas na OCB/GO podem solicitar diversos outros cursos, em temas variados, de acordo com suas necessidades específicas.



Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: