OCB/GO registra até agora 37% a mais de cooperativas do que em 2020
29/09/2021
O ano de 2021 está sendo marcado por um grande número de novas cooperativas sendo registradas na OCB/GO. Para ser uma ideia, de janeiro a setembro de 2021, a entidade já registrou 26 cooperativas. O número é quase 37% maior do que em 2020, quando em todo o ano, foram 19 novas cooperativas registradas. Todas essas cooperativas agregam 1.295 cooperados.
Para o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, a explicação para o aumento do registro de cooperativas passa por ações realizadas pela própria entidade, desde 2019. A primeira delas, segundo ele, foi reforçar a comunicação institucional e melhorar o conhecimento que a população em geral tem do que é o modelo cooperativista e suas vantagens. “Quando assumimos, uma das diretrizes claras era aumentar os números do cooperativismo, para tanto, trabalhamos fortemente na comunicação para melhorar a percepção da população a respeito de que forma o modelo cooperativista trabalha, e distribui resultados econômicos e sociais”, aponta.
Outro motivo importante e também estrutural, foi a criação de um programa para servir de porta de entrada para o Sistema OCB/GO e que também estimula a formação de cooperativas, o Incubacoop. “É um programa estruturado, que começa com a mobilização das pessoas que queiram se organizar em cooperativas, parte para uma sensibilização e assessoria de todo o Sistema S, fornecendo apoio e mentoria”, afirma Luís Alberto. Além do Sistema S, o Incubacoop também é desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual da Retomada, prefeituras e agentes locais.
Taxas
Além do apoio que o Incubacoop oferece, as novas cooperativas que passam pelo programa também contam agora com taxas mais baratas para a sua constituição. Isso graças a um convênio que a OCB/GO e Juceg (Junta Comercial do Estado de Goiás) assinaram na terça-feira (28).
O presidente do Sistema OCB/GO acredita que o número de cooperativas registradas não deve parar de subir. Segundo ele, a expectativa é de que em 2022 os resultados sejam ainda melhores. “A entidade realiza hoje um amplo movimento, promovendo encontros de relacionamento, indo para o interior, estimulando que associações e pessoas que já realizam um trabalho se organizem em cooperativas”, diz Luís Alberto.
Ramos
Até agora, em 2021, o maior número de novas cooperativas registradas é do ramo Transporte, foram 8. O ramo Agro conta com 6 novas coops, Infraestrutura, 5, Saúde, 3, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, também 3, e uma do ramo Consumo. Elas estão espalhadas em 15 municípios goianos.
Confira a quantidade e onde estão as novas cooperativas registradas na OCB/GO, em 2021:
Anápolis: 2
Aparecida de de Goiânia: 1
Cezarina: 1
Córrego do Ouro: 1
Cristalina: 2
Formosa: 1
Goianésia: 1
Goiânia: 10
Jussara: 1
Luziânia: 1
Minaçu: 1
Morrinhos: 1
Palminópolis: 1
Planaltina: 1
Santo Antônio de Goiás: 1