Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

OCB-GO vê oportunidades para cooperativas de crédito por meio da sociedade garantidora

17/10/2019
ocb-go-garante-apoio-a-divulgacao-das-atividades-da-garantigoias-42331.jpg


Representantes da Associação de Garantia de Crédito de Goiás (Garantigoiás) estiveram na Casa do Cooperativismo Goiano, nesta quinta-feira (17), para apresentar o trabalho da instituição aos conselheiros de Administração da OCB-GO. A entidade cooperativista é uma das 12 mantenedoras da Garantigoiás, que tem como foco apoiar pequenos empresários e produtores rurais na obtenção de crédito para capital de giro ou investimentos, fornecendo as garantias exigidas pelas instituições financeiras na concessão de valores.

A visita teve como objetivo mobilizar a OCB-GO na divulgação das atividades da Garantigoiás junto às cooperativas filiadas, para que se tornem associadas, consigam superar a dificuldade de acesso a crédito e possam investir no próprio negócio. Além disso, por ter como agente financeiro o Sicoob, os associados poderão ter, como benefício, taxas mais baixas que a média de mercado.

"É bom ressaltar que a Garantigoiás não é um órgão financeiro, mas um órgão que vai garantir o crédito ao micro e pequeno empresário que não tem condições de oferecer um bem próprio para pegar credito bancário. Acreditamos que o apoio da OCB-GO na divulgação do nosso trabalho vai ser de grande valia, inclusive no aumento do aporte de recursos, para que a economia goiana tenha uma nova alavancagem", afirma o vice-presidente da garantidora, Adair Ribeiro.

Durante a reunião, o diretor-executivo da GarantiGoiás, Ivo Zecchin, apresentou aos conselheiros os números relacionados à concessão de crédito no Brasil, que apontam uma redução ao longo dos anos, em especial para micro e pequenas empresas (MPE). Entre 2016 e 2019, os valores concedidos em financiamentos e empréstimos para pessoas jurídicas desse porte caíram 43,7%. Os dados são preocupantes, uma vez que, sem dinheiro para reinvestir na seu empreendimento, o empresário perde condições de crescer e de competir no mercado.

Segundo o presidente da OCB-GO, Luís Alberto Pereira, o trabalho da Garantigoiás é uma oportunidade de melhorar a quantidade e a qualidade do crédito para pequenos empreendedores. Nesse sentido, as cooperativas poderão se beneficiar desse sistema.

"Acreditamos na melhoria da carteira de crédito e na possibilidade do aumento do número de cooperados, inclusive de outros ramos do cooperativismo, nas cooperativas financeiras que se associarem ao Garantigoiás", rassalta.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: