Notícias

OCBs do CO e TO querem padronizar boas prticas nos Estados

03/12/2015
forum-permanente-co-to-61618819.jpg


Com a meta de compartilhar e integrar programas e soluções que otimizem o trabalho operacional e suas respectivas gestões, as Organizações das Cooperativas Brasileiras de cinco Estados - Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Tocantins - firmaram acordo para a criação do Fórum Permanente do Centro-Oeste e Tocantins. A decisão de realizar um esforço em conjunto foi a estratégia adotada pelas cinco unidades estaduais para que conseguir atender aos objetivos estratégicos do Sistema OCB Nacional.

O Fórum Permanente foi criado em 19 de agosto de 2015, durante o curso de “Capacitação sobre formulação da estratégia e estruturação de projetos da Região Centro-Oeste”, realizado em Campo Grande (MS), pelo Sistema OCB. Para que a integração fosse feita, superintendentes e gerentes membros do Fórum fizeram visitas técnicas nas unidades estaduais, para conhecer com profundidade o que é praticado e como são desenvolvidos os trabalhos e processos em cada local. 

Esse intercâmbio começou por Cuiabá (Sistema OCB/MT), no dia 5 de outubro. Depois, as comitivas visitaram, pela sequência, Goiânia (Sistema OCB/SESCOOP-GO), Campo Grande (Sistema OCB/MS), Brasília (Sistema OCDF) e, por último, Palmas (Sistema OCB/TO). Nesse cronograma, os integrantes do Fórum Permanente foram apresentados aos modelos de cada sistema do Centro-Oeste e Tocantins.

Com o fim das visitas técnicas e da apuração das informações, cada equipe vai copilar o que é feito de melhor em cada organização e elaborar um documento de boas práticas para apresentar aos respectivos superintendentes. A data de finalização desta etapa está prevista para fevereiro de 2016. A Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins (Fecoop CO/TO) foi a entidade que custeou a participação dos três representantes de cada unidade nas visitas técnicas.


Ciclo de visitas

Mato Grosso – 5 e 6 de outubro de 2015
A primeira visita das equipes do Fórum Permanente, criado em meados de agosto, pelo grupo de OCBs, foi em Cuiabá (MT), nos dias 5 e 6 de outubro. Na unidade estadual, representantes de outros Estados, membros do Fórum, conheceram a plataforma integrada de gestão, que está sendo implantada em Mato Grosso e deve começar a ser operada em 2016. O sistema de informação concentra todas as etapas de um processo, desde a concepção até a finalização. De acordo com o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, depois de pronto, o software será partilhado com as outras unidades do Centro-Oeste, o que potencializará o uso do recurso.

Goiás – 20 e 21 de outubro de 2015
Na segunda visita dos membros do Fórum aos Estados, os superintendentes e gerentes do Centro-Oeste e Tocantins estiveram em Goiânia com a mesma finalidade das demais: captar as melhores experiências e desenvolver um projeto comum, que atenda a todos da melhor forma possível. A comitiva visitou todos os departamentos da Casa do Cooperativismo Goiano, mas dedicou um tempo maior aos setores-chave da entidade, como fomento ao cooperativismo, promoção social, formação profissional e desenvolvimento. Para a superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Valéria Mendes, a expectativa é de que, ao final das visitas, seja formatado um sexto modelo de programa, que contenha soluções comuns, que possam ser utilizado por todos, respeitando as características de cada Estado. 

Mato Grosso do Sul – 26 e 27 de outubro de 2015 
No terceiro encontro dos membros do Fórum Permanente do Centro-Oeste, em Campo Grande, o grupo teve uma ampla programação, que contemplou todos os departamentos da entidade. A atividade foi iniciada com a apresentação da unidade estadual pela superintendente Dalva Garcia Caramalac e, logo após, as equipes conheceram a estrutura e funcionamento do Sistema OCB/MS. Na unidade também foram anotados os pontos mais relevantes, interessantes e eficientes dos processos desenvolvidos na unidade estadual. 

Distrito Federal  - 23 e 24 de novembro de 2015
Superintendentes, gerentes e técnicos das Organizações de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins estiveram reunidos nos dias 23 e 24 de novembro, para conhecer as ações técnicas e de boas práticas desenvolvidas pelo Sistema Cooperativista do DF. As equipes estaduais foram recebidas pelo presidente Roberto Marazi. O superintendente do Sistema OCDF, Remy Gorga, acompanhou a visita técnica. Para ele, o Fórum permitiu a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas de gestão, além de ser uma oportunidade de intercooperação. 

Tocantins - 30 de novembro e 1º de dezembro de 2015
O ciclo de intercâmbio foi encerrado no Sistema OCB/TO, que recebeu a visita dos membros do Fórum Permanente do Centro-Oeste e TO. Dezessete representantes das unidades estaduais conheceram os principais processos e projetos desenvolvidos na entidade. A superintendente da unidade do Tocantins, Maria José Andrade Leão de Oliveira, avalia que esse é o ultimo ciclo de muitos outros que virão e que a tendência é de que todos os Estados adotem novas práticas. Para ela, agora, é preciso alinhar as informações e apresentar sugestões aos dirigentes, que têm autonomia para decidir se vão ou não adotá-las.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: