Notícias

Painel do Sicoob Engecred-GO mostra benefcios do cooperativismo financeiro

31/08/2017
painel-1729115.jpg


Com o objetivo de apresentar as vantagens e facilidades do cooperativismo de crédito, o Sicoob Engecred-GO realizou terça-feira (29), o Painel Cooperativismo Financeiro – Casos de Sucesso. Abrindo a programação de comemoração de aniversário da instituição, que completa 16 anos de atividades em setembro, o evento recebeu dezenas de associados, empresários e pessoas interessadas no tema, para discutir como a economia compartilhada e colaborativa, que se encontra no DNA das cooperativas financeiras, pode auxiliar no bom desenvolvimento social e econômico de empresas, indivíduos e comunidades.

O painel, mediado pelo jornalista Handerson Pacieri, teve início com o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Unicoob e da cooperativa de crédito Sicoob Sul, Jefferson Nogaroli, que apresentou aos participantes como o Sistema Sicoob permitiu o rápido desenvolvimento das instituições financeiras incorporadas ao Sistema, e, consequentemente, o igual crescimento para o setor empresarial que integra as cooperativas. O executivo, que também é presidente do conselho da CSD - Companhia Sulamericana de Distribuição, apresentou modelos de negócio, trajetória e visão de futuro para o setor. “O sistema financeiro tradicional prioriza o lucro de alguns poucos acionistas, já o sistema cooperativista valoriza o compartilhamento dos resultados, de forma isonômica, para todos os sócios, garantindo o melhor desenvolvimento possível”, explicou Nogaroli.

Também fez parte do encontro, o diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio de Almada Abreu, que discutiu com os presentes o cenário do mercado financeiro atual, atendendo a demanda dos empresários goianos quanto a informações da esfera produtiva. Também foram apresentadas as estratégias que as cooperativas financeiras estão desenvolvendo para ajudar o setor empresarial a lidar com o recente cenário econômico nacional e internacional. “O Brasil possui uma série de características que pode auxiliar no bom desenvolvimento do País mas, ainda assim, continuamos sem sucesso em garantir a igualdade econômica, por isso, um dos principais papéis das cooperativas financeiras é criar formas para incentivar um desenvolvimento mais sustentável e justo nas comunidades em que estão inseridas”, afirmou Marco Aurélio.

Segundo o diretor-geral do Sicoob Engecred-GO, Fabrício Modesto Cesar, há cerca de 20 anos, o Sistema Cooperativo de Crédito representava aproximadamente 0,2% do Sistema Financeiro Nacional. Hoje, 4% dos pouco mais de 207 milhões de brasileiros já são associados a uma instituição financeira cooperativa. Fabrício explica que o sistema de cooperativas financeiras, no modelo atual de organização, possui pouco mais de duas décadas, oferecendo ainda muito espaço para se desenvolver. No Canadá aproximadamente 30% da população é associada a uma instituição financeira cooperativa. Já na França essa participação está próxima aos 40% da população francesa. “Há alguns anos as cooperativas eram fechadas para categorias profissionais definidas, mas a partir de 2010, com o início da livre admissão de associados, houve um salto de crescimento. As pessoas estão cada vez mais descobrindo e experimentando as vantagens do sistema, que possui os mesmos serviços e produtos dos bancos comerciais, mas com custos muito menores”, declarou Fabrício. 

Fonte: Assessoria de imprensa

 

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: