Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Papa Francisco elogia novamente o modelo cooperativo

03/04/2019


O Papa Francisco elogiou novamente o modelo cooperativo, em audiência pública na Cidade do Vaticano, no dia 16 de março. O discurso foi feito em celebração aos 100 anos da Confcooperative, a Confederação Cooperativa Italiana.

Na oportunidade, ele frisou que a felicidade de um país passa pelos relacionamentos entre as pessoas e pela capacidade de cuidar uns dos outros. Para ele, no campo econômico, o segmento é capaz de superar as falhas do liberalismo e do consumismo.

De acordo com a fala do Sumo Pontífice, “enquanto a empresa capitalista visa principalmente o lucro, a empresa cooperativa tem como objetivo primordial a satisfação equilibrada e proporcional das necessidades sociais. Certamente, a cooperativa deve também ter como objetivo produzir lucros, ser eficaz e eficiente em sua atividade econômica, mas tudo isso sem perder de vista a solidariedade mútua”, disse.

O Papa falou ainda sobre a capacidade do segmento de gerar empregos e de dar dignidade e fortalecimento para que pequenos produtores possam se firmar no mercado. A fala de Francisco está em consonância com o tema escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para celebrar o 97º Dia Internacional do Cooperativismo,”Cooperativas em prol do trabalho decente”.

Reconhecimento
Não é a primeira vez que o Papa Francisco fala sobre os diferenciais do cooperativismo para a sociedade. Seja no âmbito econômico ou social, o Sumo Pontífice já comentou em seus discursos que as cooperativas devem continuar “a ser o motor do desenvolvimento das comunidades mais carentes”. Em outra oportunidade, ele afirmou que “cooperativas são inovadoras e criativas e promovem uma matemática em que 1+1 é igual a 03”.

No ano de 2017, Francisco enviou uma carta à Arquidiocese de Belo Horizonte reconhecendo o trabalho do Sistema Ocemg em relação ao Dia de Cooperar (Dia C). Ele conheceu o Movimento por intermédio do arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor, que enviou materiais apresentando a maior iniciativa de voluntariado cooperativista do Brasil.

Fonte: Sistema OCB 

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: