Notícias

Prazo de inscries ao Formacoop termina no sbado, dia 27

19/02/2016
formacoop-2016-selo-917066.jpg


O Sistema OCB/SESCOOP-GO abriu inscrições para o FORMACOOP - Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas. Desenvolvido para atender a demanda das cooperativas de Goiás, o programa pretende promover a capacitação do público cooperativista nos diversos ramos, nas áreas de: Recursos Humanos, Gestão de Cooperativas, Finanças e Educação Cooperativista.

A formação é voltada para dirigentes, gerentes, conselheiros administrativos e fiscais, técnicos e encarregados de setor de cooperativas e será realizada na sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO. A previsão de início é abril de 2016.

O programa tem por objetivo aprimorar o processo de gestão das cooperativas, por meio da evolução comportamental e qualificação de suas lideranças e responsáveis. Para isso, será promovido o desenvolvimento de atitudes e habilidades necessárias para o relacionamento interpessoal com o quadro social, equipe de colaboradores e público externo.

"O Formacoop pretende ampliar a visão do seu público atendido sobre as formas de gestão do empreendimento cooperativo na atual conjuntura econômica global. Com isso, deve proporcionar oportunidade de discussão e análise do contexto do segmento de atuação da cooperativa. É necessário que todos eles recebam treinamentos específicos para desempenharem melhor as suas funções", afirma o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza.

Informações
O projeto do Formacoop tem o subsídio do SESCOOP/GO, na maior parte do investimento para a realização. Porém, para participar, é necessário que a cooperativa, de origem do participante, esteja inscrita, ou se inscreva, no Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC e realize, no mínimo, o diagnóstico organizacional no início do curso e/ou participe de outro Programa Nacional (PAGC, GDA) que melhor atenda ao porte da cooperativa.

Clique aqui e acesse a  ficha de inscrição. O prazo vai até o 27 de fevereiro.

Mais detalhes sobre o Programa podem ser obtidos pelo telefone (62) 3240-8909 ou pelo e-mail formacaoprofissional@sescoopgo.coop.br.

 

Saiba mais 

 FORMACOOP – PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES E GERENTES DE COOPERATIVAS  

LOCAL 
O curso será realizado na sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO à Av. H com Rua 14 nº 550, Jardim Goiás, Goiânia/GO, que oferece uma estrutura física, moderna, confortável e preparada para o público cooperativista.

PREVISÃO DE INÍCIO E DURAÇÃO 
O Programa será realizado em aproximadamente 6 meses, com início previsto para abril de 2016.
A formação de turma está sujeita ao número mínimo de participantes qualificados na inscrição, portanto, podendo ser alterada em caso de necessidade. 
A agenda definitiva será apresentada, com antecedência mínima de 15 dias.

METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO 
Disciplinas ministradas mensalmente, em dois dias consecutivos, na segunda-feira das 8h às 18h e na terça-feira das 8h às 18h. 

A QUEM SE DESTINA
Dirigentes, Conselheiros Administrativos e Fiscais, Gerentes, Técnicos e Encarregados de Setor das Cooperativas do Estado de Goiás. 
O participante deverá cursar todas as disciplinas e obter 75% de frequência e 70% de aproveitamento em cada uma delas.

CONDIÇÕES E PRAZO PARA INSCRIÇÃO 
São disponibilizadas 30 vagas, as quais serão preenchidas por candidatos aprovados e classificados, obedecida a ordem de classificação: 

Cooperativas registradas e adimplentes com o sistema OCB/SESCOOP-GO;
Cooperativas inscritas no PDGC – Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas e com o diagnóstico feito(*); 
A confirmação da inscrição no PDGC deverá ser encaminhada ao SESCOOP/GO até o dia 27 de fevereiro 2016.
Ser Dirigente, Gerente, Conselheiro Administrativo ou Fiscal, Técnico ou Encarregado de Setor (**);
Nível médio ou superior;
Preferência para quem já tem cursos da OCB/SESCOOP-GO;
Análise Curricular.

* Pode se inscrever no PDGC, por meio do link: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br. Realize o diagnóstico, antes da efetivação da matrícula (somente aquelas que ainda não o fizeram).
** Maior tempo de serviço na cooperativa.

As inscrições deverão ser realizadas até 27 de fevereiro de 2016, por meio do site http://www.goiascooperativo.coop.br .

GRADE DISCIPLINAR



 

 

 

 

 

 

 


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

a) A cooperativa, depois do participante inscrito, deverá assinar um contrato, junto ao SESCOOP/GO, responsabilizando-se pelo pagamento integral da matrícula, e se houver desistência no decorrer do curso ou não cumprimento de frequência e índice de aproveitamento em cada disciplina, do pagamento do saldo devedor. Somente, com a assinatura do instrumento, pelas partes, será considerada efetivada a matrícula. 
b) Será fornecido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% em cada disciplina e frequência mínima de 75% em cada disciplina;
c) Não serão fornecidas hospedagem e alimentação aos participantes.
d) Enviar o currículo resumido juntamente com a confirmação da inscrição no PDGC.


EMENTAS

EDUCAÇÃO COOPERATIVA  - A cooperação e a atuação dos associados na cooperativa e no mercado; A importância da comunicação e da educação cooperativista nas cooperativas; A cooperativa como sistema social e sua estrutura de poder; O que é e objetivos da educação cooperativista e da organização do quadro social; Educação cooperativista e organização do quadro social (considerações); O que é, para que serve e as diversas formas de organização do quadro social; Vantagens, dificuldades e desafios do trabalho educativo e a importância do conhecimento para renovação do quadro social; Referencial histórico da educação cooperativista e da organização do quadro social nas cooperativas brasileiras; A aplicação da educação cooperativa como instrumento de transparência da gestão nas cooperativas e melhoria do processo de confiança e participação; A essência da doutrina e da filosofia cooperativista; O papel do associado não dirigente na gestão da cooperativa; Debates para esclarecimentos de dúvidas dos participantes (questões para discussão, considerando a realidade e o dia a dia das cooperativas participantes).

INTRODUÇÃO À GOVERNANÇA CORPORATIVA  - O que é governança corporativa e por que a importância atual do tema. Principais modelos de governança corporativa. O ambiente brasileiro da governança corporativa. Diferenças entre proprietários e gestores: os problemas de agência. Princípios e melhores práticas de governança corporativa. As questões de governança em organizações sem fins lucrativos e de autogestão.   Assembleias e conselhos: reduzindo o custo da decisão coletiva. Natureza e questões centrais da governança das cooperativas. Impacto da legislação sobre a governança das cooperativas. A importância das assembleias e conselhos na governança. Relações entre conselho e o executivo principal. Construindo princípios de boa governança para as cooperativas no Brasil. A situação da Governança Cooperativa no Brasil. Diretrizes de governança para cooperativas: as propostas do Banco Central para o sistema de crédito e utilização para demais sistemas.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO  - Planejamento e Gestão Estratégica. Estrutura Geral de Planejamento Estratégico: Visão, Missão, Negócio, Filosofia e Políticas Empresariais, Objetivos, Metas, Orçamento. Análise do Ambiente Interno e do Ambiente Externo. Modelo das Cinco Forças de Porter. Vantagens Competitivas. Estratégias Competitivas. Visão Estratégica do Negócio. Estudo de Caso: Planejamento Empresarial de Cooperativa.

GESTÃO FINANCEIRA  - Contabilidade e Administração Financeira em Cooperativas. Estrutura e análise das demonstrações contábeis. Administração do Capital de Giro. Análise de Investimentos.

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO - 7 princípios para conduzir Negociações Bem Sucedidas; Metodologia e eficácia no processo das negociações; Estratégias e táticas: posso fazer - devo evitar; Visão de repercussões – como compatibilizar objetivos; O Planejamento, o roteiro da reunião e os recursos; O Raciocínio estratégico e resultados do negócio; Estratégias e táticas do método Ganha-Ganha; Adaptação ao Estilo do outro – flexibilidade; Auto-avaliação do desempenho atual em negociação; Perfil Ideal do negociador - área cooperativista; Atuação profissional dos negociadores: Afinal, quais sãos as necessidades/expectativas e problemas; Atitudes que favorecem resultados positivos; Conquista do direito de avançar - método da “Baixa Pressão”; Adequação da proposta – eficácia dos resultados; Motivação como fator de resultados em negociações; Pró-atividade - O Poder de “fazer acontecer”; Objeções - Concessões - Fechamento - “amarrações”.

O FATOR HUMANO COMO CHAVE PARA A COMPETITIVIDADE  - Importância do tema no contexto atual de mercado; Desempenho; Valores, Competências e Desempenho; Valores da Organização; Gestão de RH; Gestão do Conhecimento; O capital intelectual nas organizações; Participação e Comprometimento; As competências dos indivíduos para o crescimento da organização; Competências essenciais para a função; Os desafios profissionais; A arte de selecionar talentos e Como reter talentos; A grande Lição.


 PDGC - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DAS COOPERATIVAS - DETALHAMENTO DO PROGRAMA  

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas tem o objetivo de promover a adoção de boas práticas de Gestão e Governança, além de cumprir a missão do SESCOOP, que é promover o desenvolvimento do setor cooperativo de forma integrada e sustentável, ligado também, à razão de existir da OCB, que é representar o sistema cooperativista nacional, respeitando sua diversidade e promovendo a eficiência e a eficácia econômica e social das cooperativas. 

Para participar, são necessários 3 passos: 

PASSO 1 - INSCRIÇÃO 
A inscrição no programa pode ser feita via internet ou nas Unidades Estaduais do SESCOOP. A inscrição on-line é feita por meio do portal http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br. É necessário preencher um breve cadastro, que irá gerar login e senha, permitindo o acesso ao questionário. Para efetivar a inscrição, é importante preencher todos os campos solicitados. No e-mail de contato informado, será enviada a confirmação de sua participação no Programa. Após esta confirmação, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento do Diagnóstico.

PASSO 2 – DIAGNÓSTICO 
Antes de iniciar sua busca pela melhoria da gestão, a cooperativa precisa atuar em conformidade com a Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas e dá outras providências. Também deve atender às demais regulações pertinentes ao seu ramo de atuação, tais como a LC 130 para cooperativas de crédito e a Lei 12.690, de 19 de julho de 2012, para cooperativas de trabalho, entre outras. Além disso, a cooperativa deve estar atenta ao seu ambiente interno de gestão e à prática dos princípios cooperativistas. O questionário de Diagnóstico do PDGC é ON-LINE, após a inscrição (Passo 1) e está dividido em dois blocos: 
Bloco Atendimento à Legislação: É composto por 22 questões com três opções de resposta: sim, não e não sabe informar. 
Bloco Boas Práticas de Gestão: É composto por 10 questões com três opções de resposta: "Sim", "Não" e "Não sabe informar". A leitura e a reflexão sobre as perguntas apresentadas e as respostas que retratam fielmente a situação da cooperativa já conduzem à identificação de oportunidades para melhorias, tanto no atendimento à legislação, quanto à forma de gestão. 

As cooperativas que concluírem o diagnóstico ao PDGC receberão um relatório apontando o ponto forte ou a oportunidade para melhoria identificada em relação à resposta de cada uma das questões. Este relatório permitirá um conhecimento mais amplo sobre a situação legal e também sobre a forma de gestão na cooperativa.  Finalizado o questionário Diagnóstico, a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento da Autoavaliação. 

PASSO 3 - AUTOAVALIAÇÃO 
O questionário de Autoavaliação do PDGC é ON-LINE, posterior ao preenchimento do questionário Diagnóstico (Passo 2) e está dividido em dois blocos: 
Bloco Governança: É composto por 11 questões de múltipla escolha. 
Bloco Gestão da Cooperativa: É composto por 45 questões de múltipla escolha. 

* Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (62) 3240 8913/8914  –  Departamento de Monitoramento

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: