Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Prefeito Rogério Cruz avaliará redução do ISS para cooperativas de Goiânia

03/09/2021
whatsapp-image-2021-09-03-at-15-9051319.jpeg


O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), vai avaliar a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% cobrada das cooperativas na capital. Esta foi uma das reivindicações feitas pelo presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, que recebeu o prefeito e sua equipe hoje na sede do cooperativismo goiano. “Tudo o que é vantajoso para a população e que estiver dentro do alcance jurídico do poder público nós faremos, o nosso trabalho é feito de forma conjunta com a sociedade e com todos os que desejam o melhor para Goiânia”, disse Rogério Cruz.

O prefeito, acompanhado de vários auxiliares, disse que há uma vontade muito grande da Prefeitura de estabelecer parcerias com o setor privado, especialmente com o setor cooperativista. “Durante muito tempo eu morei em países do continente africano, como Angola, Moçambique e África do Sul, onde tive a oportunidades de acompanhar vários trabalhos desenvolvidos por cooperativas e pude entender a força da união do cooperativismo. É disso que estamos tratando aqui, com essas propostas apresentadas pelo presidente Luís Alberto Pereira. Vamos fazer parcerias, trabalhar juntos”, frisou.

Rogério Cruz afirmou ainda que as portas da Prefeitura estão abertas para as parcerias com o setor privado. “Quero que essa união seja duradoura, com muita responsabilidade, e que propicie a execução de vários projetos, como os que foram apresentados hoje. Vamos analisar cada um deles e o que for preciso para que eles tenham alcance positivo, assim faremos”, prometeu.

O presidente do Sistema OCB/GO destacou que o apoio tributário é muito importante para o setor cooperativista, sobretudo para as pequenas e novas cooperativas, que ainda estão se estruturando. “Ontem o governador Ronaldo Caiado confirmou que foi reduzida em 80% a taxa de registro na Juceg para as novas cooperativas. E se conseguirmos também essa redução da carga tributária, isso terá um forte efeito para impulsionar ainda mais o crescimento do nosso setor”, enfatizou Luís Alberto Pereira.

Parcerias

Entre as parcerias propostas pelo Sistema OCB/GO ao prefeito de Goiânia destacam-se projetos como o IncubaCoop Goiás, incubadora e aceleradora de cooperativas, em setores como o da moda e do artesanato, e o Cooperativismo na Escola, que visa ao ensino do empreendedorismo e cooperativismo nas escolas públicas municipais, a exemplo do convênio firmado com o Estado de Goiás, com incentivo à criação de cooperativas mirins. O trabalho conjunto ainda prevê, entre outras ações, apoio à formalização e profissionalização das cooperativas de reciclagem e parcerias para a recuperação de áreas públicas degradadas, notadamente aquelas de importância para a preservação de áreas verdes remanescentes da capital.

O secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, afirmou que a proposta de parceria com o Sistema OCB/GO, para que que o Projeto Cooperativismo na Escola seja realizado também na rede pública municipal de ensino, é bem-vinda. “É essencial que as crianças tenham ciência do que é o cooperativismo e o empreendedorismo desde pequenas. Nós já agendamos uma vista de representantes do Sistema OCB/GO à nossa secretaria para que possamos conversar sobre a parte pedagógica desse projeto”, afirmou. 

O presidente do Sistema OCB/GO também entregou ao prefeito Rogério Cruz a minuta do Projeto de Lei com as sugestões de diretrizes para a Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo (Lei Geral do Cooperativismo), um conjunto de ações voltadas ao incentivo de atividades cooperativistas e de seu desenvolvimento no Município de Goiânia, com a finalidade de estimular a geração de trabalho e renda e o desenvolvimento sustentável. 

Durante a solenidade, o prefeito sancionou a Lei nº 10.658, de autoria do ex-vereador Denício Trindade, que institui a Semana do Cooperativismo no calendário oficial de eventos de Goiânia, sempre na semana que antecede o primeiro sábado do mês de julho de cada ano. 

Frencoop Goiânia

Na solenidade com o prefeito Rogério Cruz, na sede da OCB/GO, foram empossados e diplomados os seis vereadores da Frente Municipal do Cooperativismo (Frencoop Goiânia), formada por Anselmo Pereira (MDB), presidente, Aava Santiago (PSDB), vice-presidente, Geverson Abel (Avante), Henrique Alves (MDB), Isaías Ribeiro e Leandro Sena (Republicanos). Os vereadores Mauro Rubem (PT) e Sebastião Peixoto (MDB) também manifestaram apoio ao cooperativismo e interesse em compor a Frente Parlamentar, o que será feito a partir de um novo requerimento a ser protocolado na Câmara de Goiânia.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: