Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Prmio Defesa Vegetal destaca projetos voltados sustentabilidade no campo

01/07/2015
premio-defesa-vegetal-6149167.jpeg


“Educando o campo para cultivar o futuro”. O tema do 18º Prêmio Defesa Vegetal mostra o quanto os agentes que atuam no meio rural estão atentos à importância de investir em ações de conscientização e capacitação para garantir a sustentabilidade da produção agropecuária brasileira. As cooperativas fazem parte deste grupo e foram reconhecidas na noite de entrega, nesta segunda-feira (29/6), em São Paulo (SP). A premiação, organizada pela Andef, conta com o apoio da OCB, da Andav e do inPEV.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, que fez a abertura da solenidade, ressaltou aos presentes a relevância da educação no processo produtivo. “Temos de buscar constantemente melhores formas de atuar no campo para crescer em resultados, cuidando de todo o processo, a começar pela formação de quem trabalha na ponta, diretamente na produção. Daí a importância de investir em treinamento, potencializada com a criação do Sescoop, instituição que responde por capacitação no meio cooperativo, que tem desempenhado papel importante na melhoria contínua da gestão de nossas cooperativas. Indicador dessa evolução é o resultado das exportações das cooperativas, conseguindo ampliar as vendas ao exterior em seis vezes desde então”, disse.

Cooperativas
Na categoria Cooperativas, a grande vencedora foi a Coplana, localizada em Guariba, no interior de São Paulo, que concorreu com as finalistas Cocari e Coplacana. O prêmio foi entregue pelo Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo Mundial e coordenador de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, e pelo presidente do Sistema Ocesp e diretor da OCB, Edivaldo Del Grande, ao presidente da cooperativa, José Antonio de Souza Rossato Junior.

A Coplana foi premiada pelo projeto MIP – Manejo Integrado de Pragas na cultura da soja, implementado em parceria com a Unesp Jabotical, com o objetivo de promover a sustentabilidade da cultura, do produtor e do ambiente na região de atuação da cooperativa. A ideia era incorporar o manejo integrado de pragas ao sistema de produção dos cooperados. Com isso, já foram monitorados mais de 5 mil hectares. Em alguns casos, os custos de produção foram reduzidos em até 20%.

Dando sequência ao evento, encerrando a cerimônia junto com o presidente do Conselho Diretor da Andef, Laércio Giampani, o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, exaltou a importância da premiação: "O Prêmio Defesa Vegetal mostra as boas práticas na agricultura, a educação e a sustentabilidade no campo, estimulando a produção de alimentos em equilíbrio com o meio ambiente.

Jardim citou três desafios que a agricultura brasileira tem superado nesse sentido – mostrar a contribuição do setor para aliar a produção à preservação; investir na bioenergia sem comprometer a produção de alimentos; e as ações de reciclagem, destacando que o Brasil é referência mundial na reciclagem de latinhas de alumínio, no trabalho realizado no retorno das embalagens vazias de defensivos. 

Fonte: Brasil Cooperativo

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: