Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

Presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO pede apoio ao seguro rural

06/06/2016
evento-leite1-17715194.jpg

 

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza participou na manhã desta segunda-feira (3), no Palácio das Esmeraldas, de um evento em comemoração ao Dia Mundial do Leite. Além das cooperativas goianas, ele também representou 29 laticínios filiados ao Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Goiás (Sindileite-GO) na doação de 70 mil litros de leite para a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O produto beneficiará cerca de 600 entidades cadastradas na entidade.

Em seu discurso, Joaquim Guilherme solicitou a ajuda do governador Marconi Perillo, que também estava presente no evento, para encampar a bandeira do seguro rural. "Há quase 45 anos, tínhamos o Proagro para segurar problemas de safra, clima. De lá para cá, as máquinas, as sementes, os defensivos agrícolas, tudo evoluiu muito. Mas regredimos no seguro agrícola”, apontou o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO. 

Atualmente, Goiás é o quarto maior produtor de leite do País, produz 9 milhões de litros por dia e tem cerca de 300 laticínios. Para Joaquim Guilherme é relevante ressaltar a importância da cadeia do leite para Goiás. “Há uma importância do ponto de vista econômico e social, já que o leite é produzido nos 246 municípios de Goiás, envolvendo milhares de famílias", destacou.

O governador Marconi Perillo afirmou que reconhece a importância do setor agropecuário para o desenvolvimento de Goiás e garantiu que vai defender a pauta do seguro agrícola. "Na primeira audiência que eu tiver com o presidente Michel Temer, vou levar um ítem só: o do seguro rural", disse.

BPA

Na ocasião também foi realizado o lançamento do Manual de Boas Práticas Agropecuárias (BPA). O BPA é uma publicação editada pelo Sindileite no ano de 2008 e que já obteve ótimos resultados. Ele foi elaborado por vários especialistas nas áreas de laticínios, zootecnia, agronomia, veterinária e outros seguimentos envolvidos com a cadeia láctea. Depois de oito anos, o documento foi atualizado na parte técnica e legislação que regula a produção e venda de leite.  

Desta vez, a nova edição do BPA foi lançada com 60 mil exemplares. Todas as 29 empresas de laticínios afiliadas ao Sindileite vão receber documento, que será entregue posteriormente aos produtores de leite sem qualquer custo.

O evento contou também com a participação de produtores de leite e presidentes de sindicatos. Representantes de cooperativas também estiveram presentes. Dentre eles, Antonio José da Silva, Leonardo Daniel de Souza, Ricardo Batista de Lima e Mauro César Antônio Silva, da  Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (Complem). Astrogildo Gonçalves Peixoto, da Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba (Coapil) e conselheiro da OCB-GO também compareceu à cerimônia.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: