Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Presidente e ex-presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO recebem comenda da Ordem do Mrito Anhanguera

19/06/2015
comends-713887.jpg

Foi com uma surpresa que o governador Marconi Perillo recepcionou o presidente do Sistema OCB/ SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme de Souza e o ex-presidente do Sistema, Haroldo Max de Sousa, em um almoço oferecido no palácio das Esmeraldas, nesta sexta-feira, 19 de maio. Ambos os dirigentes, receberam a comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, se trata da mais alta honraria concedida pelo governo do Estado de Goiás a um cidadão.

Joaquim Guilherme agradeceu e disse que ficou surpreso com a comenda, e afirmou que o cooperativismo promove o crescimento e o desenvolvimento econômico e social da região onde está inserido. Joaquim Guilherme explicou que essa perspectiva de crise  é preocupante, mas com muito trabalho, muito planejamento é possível sobreviver a isso. “A economia brasileira é uma economia forte, pode haver esse revés, e nós temos que estar preparados para enfrentar a crise e o que vem depois dela. Esperamos que possamos desfrutar de momentos melhores no futuro”, argumentou.

Joaquim Guilherme enfatizou que para enfrentar a crise é preciso capacitar os profissionais, gestores, ter uma boa relação com o governo  para ficar em sintonia com as questões tributárias e levar os pleitos aos governos municipais e estaduais, na tentativa de ajudar as cooperativas a se sobreporem a crise. Outro ponto importante é que o evento foi lançamento do Censo do Cooperativismo Goiano, a publicação que está na 10ª edição. Como o documento mostra as cidades goianas que tem cooperativas a renda per capta por habitante é 28% maior, se compara com um município que não tem. Em Goiás dos 246 municípios, 82 possuem ao menos uma cooperativa.  

Pleito

Na ocasião, estiveram presentes no Palácio os conselheiros do Sistema OCB/SESCOOP-GO, presidentes de cooperativas, vários parlamentares, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, além de auxiliares do governador e membros do Sistema OCB/SESCOOP-GO. Um  pleito de anos reivindicado pelo Sistema ao governador Marconi Perillo, com um membro permanente na composição da JUCEG, que possa acompanhar o registro de cooperativas. O governador disse que o pleito já foi atendido e que só falta ele assinar a documentação para ratificar o fato.

O presidente da OCB Nacional, Marcio Lopes de Freitas, explicou que o movimento cooperativista no Brasil está indo bem, está conseguindo ocupar espaço, ampliar a participação social no Brasil, a cada ano que passa um número maior de pessoas aderem ao cooperativismo. Do ponto de vista econômico, as cooperativas tem se fortalecido. “Hoje nós podemos dizer com certeza que 50% da produção agropecuária brasileira passa pelo cooperativismo. Essas cooperativas tem conseguido prestar um bom serviço, ampliar o mercado, se aproximar dos consumidores e melhorar a qualidade de vida dos cooperados”, enfatizou.

Crescimento

O governador Marconi Perillo, em discurso disse que não há possibilidade de crescimento sem cooperativismo, sem associativismo, sem o setor priviado, não como ter emprego sem essa conjunção de fatores. “Vocês são fundamentais no processo de desenvolvimento”, enfatizou. O governador falou ainda que a comenda entregue ao presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO e ao ex-presidente é um reconhecimento que se faz ao longo da vida em favor das pessoas. “Vocês são instrumento de melhoria de vida das outras pessoas para gerar renda, estimular a atividade econômica e associativa”, destacou ele.

O ex-presidente do Sistema OCB, Haroldo Max de Sousa, agradeceu a comenda, disse que foi pego de surpresa com a homenagem e que a recebe com carinho, respeito e humildade. “Recebo e divido com meus companheiros do Sistema”, ressaltou. 

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: