Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Prestação de contas e novos projetos são aprovados em assembleias da OCB-GO

27/05/2020
agoage-538166.jpg


A OCB-GO é a primeira unidade estadual do cooperativismo brasileiro a utilizar um aplicativo para participação e votação de seus associados. A ferramenta, Curia, foi utilizada na Assembleia Geral Ordinária (AGO) e Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizadas simultaneamente, nesta quarta-feira (27). O número de cooperativas aptas a votar e que participaram foi até maior do que normalmente acontece em uma assembleia presencial. Sendo assim, o resultado da participação das cooperativas foi muito bem avaliado pelo presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira.

“A presença expressiva de cooperativas, superior ao histórico das assembleias presenciais anteriores, e o sucesso da votação eletrônica, demonstra que nossos dirigentes estão abertos e receptivos às mudanças”, avalia.

Uma das pautas tratadas na AGO da OCB-GO foi a prestação de contas do ano de 2019. Sobre isso, foram apresentados o parecer do Conselho Fiscal e relatório da auditoria independente, ambos favoráveis à aprovação das contas do período.  

Para realizar a votação sobre a prestação de contas, as cooperativas participantes utilizaram a ferramenta Curia, desenvolvida por uma cooperativa do Distrito Federal, a CooperSystem, em parceria com a OCB. O aplicativo permite a execução das votações, eleições dos membros dos órgãos de governança, criação de chapas e outras funcionalidades – resguardando o sigilo necessário.

Para o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO a plataforma Curia funcionou bem e também foi aprovada. “As discussões e a votação foram totalmente feitas de forma virtual. Não perdemos nada no quesito de transparência e oportunidade de discussão”, comenta.

Luís Alberto acredita que a Curia também poderá ser utilizada nas assembleias das cooperativas, assim que for necessário. “Entendo que como gestores do Sistema tenhamos cumprido nosso papel de instigar as cooperativas no sentido da modernização e adoção de novas tecnologias premidos pelas condições atuais. Adotar determinada solução e em que época adotar dependerá da situação particular de cada cooperativa”, aponta.

Na mesma oportunidade foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que tratou da reforma do Estatuto da OCB-GO, aprovando a criação de dois novos serviços, o CoopContábil e o InovaCoop. Ambos foram apresentados aos associados e também aprovados por unanimidade. Além deles, também a criação dos núcleos regionais que têm como objetivo o fomento do cooperativismo e uma maior execução descentralizada.



Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: