Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

Professor brasileiro ir compor comit organizador da Conferncia Global sobre Agricultura

25/03/2015

O professor Sigismundo Bialoskorski Neto, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, foi indicado pela Aliança Cooperativa Internacional (ICA) para integrar o Comitê Organizador da Conferência Global sobre Pesquisa para o Desenvolvimento da Agricultura (GCARD3), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O brasileiro irá compor o Comitê Organizador do projeto composto por mais quatro especialistas.

O professor explica que a ICA tem como objetivo colocar o cooperativismo como tecnologia de organização rural. “As cooperativas brasileiras, por exemplo, têm ótimas experiências no relacionamento com pequenos produtores e que podem ser levadas para outros países. Ao mesmo tempo em que cooperativas de outros países são referências em estrutura de capital e governança”, defende o brasileiro.

O GCARD3 é um processo bienal que tem como objetivo discutir e definir prioridades sobre a pesquisa para o desenvolvimento das áreas rurais no mundo, e tem como principal foco de atuação países e regiões subdesenvolvidas e em desenvolvimento. O Comitê Organizador tem como funções oferecer orientação para o planejamento e a coordenação organizacional da conferência, realizando as ações necessárias para o sucesso da iniciativa.

Os trabalhos de pesquisa do GCARD3 ocorrerão ao longo de 2015 e 2016 e terão como ponto culminante a realização de um evento entre o final de 2015 e o inicio de 2016, na África do Sul. Após a realização do evento, os trabalhos do grupo seguem visando a publicação de um road map que irá compilar tecnologias ligadas ao desenvolvimento da agricultura ao redor do mundo e um documento final da FAO com recomendações. O documento final das duas primeiras edições do GCARD tem sido utilizado pela FAO como base para suas diretrizes sobre desenvolvimento agrícola.

O comitê também desenvolve estratégias para a promoção e disseminação da pesquisa sobre cooperativismo ao redor do mundo. “O fato de ser indicado para integrar o grupo não ocorre pelo fato de realizar pesquisa no Brasil, mas tem relação direta com a experiência de estudo e pesquisas em cooperativismo ao longo de vários anos”, afirma ele, lembrando, porém, que foi a experiência do Brasil no combate à fome levou um brasileiro, José Graziano da Silva, a ser o atual diretor-geral da FAO. (Fonte: Site CapitalNews)






Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: