Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB-GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Notícias

Projeto pretende desenvolver o empreendedorismo nas cooperativas de reciclagem

21/10/2019
projeto-pretende-desenvolver-o-empreendedorismo-nas-cooperativas-de-reciclagem-7115918.jpg


Uma nova iniciativa com grande impacto socioambiental é realizada pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO, em conjunto com a Agência Municipal de Meio Ambiente da capital (Amma), com foco no desenvolvimento do empreendedorismo nas cooperativas de reciclagem. O projeto atinge, inicialmente, a Grande Goiânia, e pretende atuar na profissionalização, qualificação e fortalecimento do setor. Num segundo momento, a ideia será estendida às cidades do interior, visto que a destinação de resíduos é uma das grandes dificuldades dos municípios.

Para mobilizar as cooperativas, o Sistema convidou dirigentes e trabalhadores do setor para participar do evento "Cooperativismo e Meio Ambiente: 1º Encontro de Empreendedorismo das Cooperativas de Reciclagem da Região Metropolitana de Goiânia", que será no dia 30 de outubro, no Edifício Goiás Cooperativo, no Jardim Goiás.

Os participantes vão assistir à palestra do empreendedor social Tião Santos, que atuou na diretoria da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Jardim Gramacho/RJ (criada por sua mãe) e fundou a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho/RJ (ACAMJG). Ele ficou internacionalmente conhecido por protagonizar o documentário "Lixo Extraordinário", do artista plástico Vick Muniz, que concorreu ao Oscar, em 2011.

O evento terá também a participação de representantes do Ministério Público de Goiás, das prefeituras de Goiânia e de Aparecida de Goiânia, Senai e Sebrae, para discutir o tema, junto com o Sistema OCB/SESCOOP-GO e a Agência de Meio Ambiente.

Socioambiental

A ação realizada pelo Sistema, em parceria com a Amma, abrange, de um lado, a questão ambiental, a partir de um grande programa de destinação de lixo e materiais descartáveis, focado no reaproveitamento, reciclagem e destinação correta de detritos produzidos nos municípios. Do outro lado, a parceria pretende impulsionar a geração de emprego, renda e negócios, melhorando as condições de trabalho de quem atua nessas cooperativas.

"Esse é um projeto ambicioso, que pretende impactar e melhorar a vida dos trabalhadores que ganham a vida com a reciclagem, levando a eles capacitação e condições para empreenderem nessa área, por meio de cooperativas. Aliado a isso, queremos ajudar a capital e o Estado a alcançar e, quem sabe, a superar as metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Isso é cooperativismo: é agir em prol do meio ambiente e, sobretudo, em prol das pessoas, promovendo desenvolvimento econômico, social e ambiental", destaca o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira.

Serviço
Evento: “Cooperativismo e Meio Ambiente: 1º Encontro de Empreendedorismo das Cooperativas de Reciclagem da Região Metropolitana de Goiânia”

Data: 30 de outubro, das 8 às 13 horas
Local: Auditório do Edifício Goiás Cooperativo (Av. Deputado Jamel Cecílio nº 3.527, Jardim Goiás)
Ação: Mobilização das cooperativas de reciclagem para aderirem ao projeto e se beneficiarem de capacitações técnicas, em gestão e empreendedorismo, consultorias para regularização da cooperativa, dentre outros serviços
Palestrante: Tião Santos, empreendedor social engajado na causa da sustentabilidade e reciclagem, associado e ex-dirigente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Jardim Gramacho/RJ e personagem do documentário "Lixo Extraordinário", do artista plástico Vick Muniz, que concorreu ao Oscar, em 2011



Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: