Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

Projetos desenvolvidos no Dia C podem ser inscritos no SOMOSCOOP

27/07/2016
selo-2-161681012.png

 

O Prêmio SOMOSCOOP - Melhores do Ano será dividido em seis categorias. Em uma delas, Cooperativa Cidadã, a ideia é premiar projetos e programas que beneficiem a comunidade na qual a cooperativa está inserida. Podem ser projetos realizados no Dia de Cooperar; serviços que a cooperativa disponibilizou para a população; patrocínio ou realização, com ou sem parcerias, de eventos artísticos, culturais ou de promoção social, abertos à população ou ainda financiamento ou realização, com ou sem parcerias, de obras, instalações e similares que beneficiem a população. As inscrições para o concurso são gratuitas e já estão abertas até 9 de setembro.


O envolvimento com a comunidade na realização de um bem-sucedido projeto de responsabilidade socioambiental proporcionou à Coopercarga, de Concórdia (SC), a conquista do primeiro lugar na categoria Cooperativa Cidadã, quando o concurso ainda levava o nome de Prêmio Cooperativa do Ano, em 2014. A cooperativa, fundada em 1990, vem realizando em dez anos uma série de projetos sociais que já beneficiaram direta e indiretamente mais de 30 mil pessoas, por meio de iniciativas de voluntariado que envolvem, além da comunidade, colaboradores e cooperados. A Coopercarga se responsabiliza pela captação de recursos e auxilia no acompanhamento dos projetos patrocinados e das ações de voluntariado. 

As ações são realizadas em parceria com entidades das mais diversas áreas, como as que atuam para proporcionar a inclusão social de jovens através do esporte (escolinhas de futebol, xadrez, dança, natação, atletismo; associações de portadores deficiência física (basquete de cadeirantes); entidades de luta contra exploração sexual; ONG’s de voluntariado (através de campanhas de contribuição social, como campanhas do agasalho, campanhas de arrecadação de mantimentos para o lar de idosos); organizações ambientais (para revitalização de matas e rios); entidades educacionais (escolas e APAES); entidades de defesa dos animais e de inclusão digital; entre muitas outras.

A Unimed Vitória (ES) é outro exemplo de cooperativa premiada na categoria “Cooperativa Cidadã”. Em 2014, ela foi escolhida como terceira colocada na categoria por seu projeto “De Olho no Futuro”, desenvolvido na rede municipal de ensino. Além do local para a realização de exames, a Unimed Vitória disponibilizou sua equipe de médicos especializados, enfermeiras e auxiliares para os alunos da rede pública de ensino. 

Inscrição

Para se inscrever, além de estar registrado e regular com o Sistema OCB, é pré-requisito a participação da cooperativa em um dos programas do Sescoop. São eles: 

Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)

Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)

Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)

Dia de Cooperar (Dia C)

Mas atenção! Mesmo que a sua cooperativa ainda não atenda a todos esses requisitos, ainda dá tempo de regularizá-la. Entre agora mesmo em contato com a sua Organização Estadual ou envie um e-mail para premiosomoscoop@ocb.coop.br. Assim, você garante sua participação no Prêmio SOMOSCOOP. E se você já está em condições de se inscrever, não perca tempo! Clique aqui e inscreva-se já! Sua participação é fundamental para fortalecer o movimento cooperativista brasileiro.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: