Notícias

Projetos inovadores sero premiados no SOMOSCOOP

01/08/2016
selo-4-16001111.png

As cooperativas que desenvolveram ou promoveram projetos inovadores e novas tecnologias junto aos seus cooperados podem se inscrever no Prêmio SOMOSCOOP - Melhores do Ano. A premiação será divida em seis categorias, dentre elas, há “Inovação e Tecnologia” que inclui projetos de facilitação do acesso dos cooperados a novas tecnologias de produção e gestão administrativo-financeira, permitindo ganhos de produtividade e melhores resultados financeiros em seus negócios.


Podem também participar do prêmio nesta categoria programas de adoção ou desenvolvimento de técnicas inovadoras de captação de novos cooperados; migração parcial ou total dos softwares de gestão e atendimento ao cooperado para plataformas mais modernas, preferencialmente baseadas na Internet e também realização de qualquer outro tipo de ação com destacado cunho inovador.

Na última edição do prêmio, em 2014, o primeiro lugar na categoria “Inovação e Tecnologia” ficou com a Colivre, cooperativa sediada em Salvador (BA). O projeto Noosfero desenvolvido pela cooperativa surgiu em 2007, durante o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), evento onde se identificou a necessidade de fortalecer redes e cadeias sociais. O Noosfero veio para suprir a demanda de uma plataforma multimídia, com licença livre que reunisse diversas funcionalidades e permitisse total autonomia sobre a rede, controle em relação aos dados gerados e garantia da segurança das informações. 

O segundo lugar na categoria coube ao Sicoob Cocred, de Sertãozinho (SP), com o lançamento do projeto Letras de Câmbio do Agronegócio, que permitiu ampliar o volume de captações e atrair novos investidores, a partir da oferta de um investimento que oferece melhor rentabilidade ao associado, além de proporcionar redução do custo de captação para a cooperativa. O terceiro lugar ficou com a Cotrijal, de Não-Me-Toque (RS), com o projeto “essência da verdadeira assistência técnica”, para promover o acesso à informação e à tecnologia, criando condições de manter o produtor no campo.

Inscrição

Para se inscrever, além de estar registrado e regular com o Sistema OCB, é pré-requisito a participação da cooperativa em um dos programas do Sescoop. São eles: 

Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)

Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)

Programa  de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)

Dia de Cooperar (Dia C)

Mas atenção! Mesmo que a sua cooperativa ainda não atenda a todos esses requisitos, ainda dá tempo de regularizá-la. Entre agora mesmo em contato com a sua Organização Estadual ou envie um e-mail para premiosomoscoop@ocb.coop.br. Assim, você garante sua participação no Prêmio Somoscoop. E se você já está em condições de se inscrever, não perca tempo! Clique aqui e inscreva-se já! Sua participação é fundamental para fortalecer o movimento cooperativista brasileiro.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: