Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Qualificação fora da zona de conforto

25/09/2018
uniodonto-15710173.jpeg


Do conhecimento próprio à troca de informações com colegas surgiu a oportunidade de desenvolver e oferecer aos colegas de profissão o curso "Gestão de Clínicas e Consultórios Odontológicos", ministrado pelo cirurgião dentista, cooperado da Uniodonto Goiânia, Henrique Taniguchi. O interesse pela área - desde a graduação , a necessidade de acompanhar o crescimento do negócio próprio e compartilhar o conhecimento com outros profissionais foram os catalisadores da busca constante pela ampliação do conhecimento. A atividade, que será online, compõe a grade de cursos de atualização e qualificação que a Uniodonto oferece a seus cooperados.

"Áreas como 'gestão' são uma das principais demandas de interesse dos cooperados. É um tema pouco abordado, ou ausente, nos cursos de especialização em odontologia. Por isso, sempre desperta interesse para quem quer ter uma visão administrativa do negócio", explica o presidente da Uniodonto Goiânia, Fábio Prudente. 

Na prática, Henrique conta que em muitos casos os dentistas acabam contratando administradores. "Nesses casos, o administrador acaba tendo de entender um pouco sobre a logística do consultório. Por outro lado, se o dentista já aprende toda essa rotina a gestão fica mais fácil, uma vez que ele sabe quais são os procedimentos odontológicos", diz. Segundo ele, a deficiência do cirurgião dentista nesta área muitas vezes se dá pela falta de formação acerca da gestão do consultório durante a graduação. "Os profissionais são treinados para terem uma habilidade técnica", conclui.

Ter uma visão ampla do contexto de um consultório odontológico é um dos 'despertares' que a formação provoca. "Muitos dizem até que se sentem renovados profissionalmente", destaca Henrique. Ele ainda reforça que a gestão é uma área fundamental para qualquer profissional e até mesmo na vida pessoal. 


Mão Dupla

É uma preocupação constante da atual gestão da Uniodonto Goiânia entender, apoiar e atender as necessidades de qualificação de seus cooperados. Para isso, a cooperativa desenvolve atividades que fomentam e levantam temas que fazem parte da rotina dos consultórios. "Temos a preocupação de colher as demandas nas rodadas dos Núcleos de Desenvolvimento Cooperativista e no Uniciência e essa pauta sobre 'gestão do consultório' foi, inclusive, sugerida por um cooperado. Mas, as qualificações relacionadas a temas ligados às diversas especialidades da odontologia não deixam de liderar as demandas", conta o presidente.

Para a iniciativa de oferecer o curso, a parceria entre cooperativa e cooperado foi fundamental. "O Henrique, além de cirurgião dentista e cooperado Uniodonto, tem formação em gestão e tem um modelo de negócio que deu certo, com foco na excelência e qualidade. Mais que um consultor, é um modelo de negócio que apresenta resultados práticos, que são referência para todos nós. Só tenho a agradecer a oportunidade dessa parceria", finaliza Fábio. 


O Curso

A capacitação oferecida pelo Henrique Taniguchi foi desenvolvida em parceria com o coordenador de um dos MBA cursados por ele. "Enxugamos o material do MBA - que possuía 18 módulos - e separamos em 6 módulos, aqueles mais importantes e de alta aplicabilidade no dia a dia do dentista", conta. O atual formato, portanto, é apresentado em seis módulos on-line e um encontro presencial de quatro horas ao final de cada módulo. Entre os temas abordados estão: organização, captação de paciente, motivação de equipe, fidelização, marketing e vendas.

"Investir em qualificação é dar ferramentas para uma melhor gestão do consultório e, em consequência, conquistar melhores resultados", é a aposta do presidente da Uniodonto Goiânia.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: