Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

Ramo Sade em Gois serve de modelo para o Conhecer para Cooperar

28/02/2018
comitiva-1021715-121013124.jpg


A comitiva do projeto Conhecer para Cooperar – Ramo Saúde esteve em Goiania, nesta quarta-feira (28), para conhecer o trabalho de três cooperativas locais: Uniodonto, Coopanest e Unimed. O grupo é formado por representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Sistema OCB Nacional. Eles já estiveram esta semana em Minas Gerais e amanhã chegam ao Ceará. A ideia é ampliar o olhar dos representantes do governo a respeito desse ramo do cooperativismo brasileiro, para que possam elaborar políticas públicas de acordo com a realidade dos profissionais da área de saúde.

Em Goiânia, Lanusa Ferreira, consultora técnica do Departamento de Gestão e Regulação de Trabalho, do Ministério da Saúde, afirma que gostou de conhecer os projetos da Uniodonto Goiânia de atenção primária à saúde bucal. “Um dos pontos vantajosos é a economia, tudo que se previne não vira algo mais difícil de se tratar na frente”, analisa.

Esta semana, em visitas e conversas, Lanusa ficou entusiasmada com a parceria que pode haver entre cooperativas médicas, SUS e prefeituras. “Grande problema do SUS é não conseguir médicos em determinadas regiões, ainda há os vazios, principalmente no Norte e Nordeste, por isso houve a criação do Mais Médicos e, mesmo assim ainda não conseguiu sanar todo o problema. A parceria com as cooperativas, como já é feito em Belo Horizonte, poderia ser uma alternativa em várias regiões”, avalia.

A Gerente de Contratos e Licitações da ANS, Lara Brainer, afirma que o cooperativismo possui a qualidade de pensar no usuário, no beneficiário. “Apesar do ramo ser de negócios, não deixa o social de lado”, diz. Além disso, ela elogia o fato de que o cooperado é visto como um parceiro e cita a Uniodonto Goiânia como um exemplo. “Ver o lado do beneficiário e do cooperado, alguém que também precisa de um trabalho para sua necessidades. A Uniodonto Goiânia consegue conciliar os dois lados envolvidos”, destaca. 

Cooperativas

Na Uniodonto Goiânia, a comitiva foi recebida pelo seu presidente, Fábio Prudente. Ele realizou uma apresentação ao grupo, destacando o trabalho da cooperativa e falando sobre o modelo de negócio. “Acho que o cooperativismo muda a vida das pessoas. Acho que o Brasil é modelo de cooperativismo, e poder participar disso me deixa honrado”, diz.

“Eu sou entusiasta do cooperativismo e fico honrado em poder participar desse tipo de encontro. Acredito muito nesse projeto, levando informação, podemos acabar com qualquer dúvida que possa haver em relação à medicina de grupo, odontologia de grupo. Mostrar também nossas dores, nossas necessidades”, completa. 

Após a visita na Uniodonto Goiânia, a comitiva seguiu para a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Goiás (Coopanest-GO), onde foram recebidos pelo presidente, Wagner Ricardo Soares de Sá. Em seguida, à tarde, o grupo visitou a Unimed Goiânia. Por lá, o presidente da cooperativa, Breno de Faria recebeu o grupo e falou sobre o fator de sucesso da Unimed Goiânia, que não existiria sem o esforço do cooperado. “Aqui, nós trabalhamos focados em quatro pilares: dedicação, competência, honestidade e transparência. Além disso, contamos muito com o amplo e constante respaldo da nossa base. No nosso caso, esse modelo funciona bastante”, explicou.



Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: