Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Notícias

Rede de catadores criada no Amazonas

04/02/2015

Trabalhadores que atuam em Manaus, Manacapuru, Iranduba e Parintins lançaram, oficialmente, nesta quarta-feira, 28, a Rede CatAmazônia, que arregimenta, aproximadamente, 220 catadores de resíduos sólidos. O evento foi no Centro de Convenções Vasco Vasquez, em Manaus/AM. A rede busca fortalecer e dinamizar a prestação do serviço, de forma a ampliar o mercado, atendendo não somente a empresas privadas, mas ao serviço público.

Esses trabalhadores são vinculados a associações e cooperativas já constituídas ou em fase de constituição, amparadas pelo Sistema OCB/AM, por meio de apoio técnico para a constituição da rede. Segundo a diretora executiva da Cooperativa de Catadores Aliança, Alcineia Izidorio da Cunha, a criação da rede vem ao encontro das necessidades dos trabalhadores, em especial, aqueles que atuam no interior do estado.

"Nossos colegas do interior, muitas vezes, precisam de equipamentos, materiais e treinamentos, os quais não temos como disponibilizar, pela dificuldade de envio ou por falta de recursos mesmo. Então, a solução que encontramos é nos unir em uma organização, em que as soluções e responsabilidades serão compartilhadas. Dessa forma, além de um poder maior no mercado, também regularizamo-nos para concorrer a editais públicos", avaliou a cooperada. 

A diretora também informou que, já no próximo mês, com a instalação da rede, o grupo concorre ao edital a ser lançado pelo governo do Amazonas. No ano de 2013, houve uma grande movimentação neste sentido, quando um convênio no valor de R$ 7 milhões foi assinado, visando estruturar, qualificar e equipar cooperativas de catadores de resíduos sólidos.

À época, 1,8 mil catadores, distribuídos em Manaus e mais 25 municípios, passariam por qualificação, no intuito de ter um melhor aproveitamento dos resíduos e aumento na renda familiar. (Sistema OCB, OCB/AM e CatAmazônia)


Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: