Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Ronaldo Caiado cita cooperativismo como meio para a geração de pólos de desenvolvimento em Goiás

10/02/2022
caiado-cinturao-da-moda-442-61751018.jpg



O governador Ronaldo Caiado falou, quarta-feira (10) da importância da criação de cooperativas para a criação de pólos de desenvolvimento, durante evento de assinatura de documento de cessão de uso, por parte do Estado, de um espaço no estacionamento do Mega Moda Park, na Região da 44, em Goiânia, onde funcionará o Centro de Distribuição do Cinturão da Moda. O programa lançado pelo Executivo estadual visa integrar as lojas existentes no local com municípios envolvidos no programa, por meio de oferta de mão de obra e de qualificação para costureiros e costureiras.

"Sempre fui defensor do cooperativismo. Se vocês prefeitos me ajudarem a estruturar cooperativas no seus municípios, ao invés do dinheiro do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) ir para quatro, cinco pessoas em Goiás, no meu governo, ele vai para milhares de agricultores, pequenos empresários e pequenos produtores. Faça sua cooperativa lá e eu vou pegar o dinheiro do FCO e vocês vão poder aplicá-lo na sua cidade para poder gerar ali um polo de desenvolvimento”, afirmou o governador.

De acordo com o presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Chrystiano Câmara, o local foi pensado para ser o elo entre a região e os municípios. “Aqui é para onde as peças virão prontas. O dono da confecção que deu a matéria-prima para ser costurada no interior virá buscá-las. É um entra e sai. Por isso o nome de Centro de Distribuição”, explica.

A região da 44 conta, hoje, com cerca de 16 mil lojas. O programa tem o intuito ainda de fazer Goiás subir uma posição no ranking de produção na indústria da moda e se tornar líder nacional, posição hoje ocupada por São Paulo, além de fazer da área a propulsora da retomada econômica, da geração de empregos e renda.

Prefeita de Bela Vista de Goiás, um dos quatro municípios piloto do programa, ao lado de Acreúna, Cristianópolis e Ipameri, Nárcia Kelly relembrou a ideia de investir no setor da moda como um “sonho da população” e agradeceu ao governador Ronaldo Caiado por avalizar o Cinturão. “Temos um exército de duas mil mulheres formadas no curso de corte e costura nos últimos 12 anos. Temos área disponível às margens da GO-020 para doar para aqueles que queiram construir galpões ou trabalhar”, salienta a gestora, que se diz incentivadora da formação de cooperativas de mulheres costureiras.

Equipamentos

Para facilitar a atuação de profissionais do setor de produção na área da moda em Goiás, o governador Ronaldo Caiado anunciou a aquisição pelo Estado de máquinas de corte a laser da marca Audaces, consideradas de alta eficiência pelo aproveitamento de material e baixo índice de desperdício. Cada uma delas tem custo de cerca de R$ 1,5 milhão. Elas não fazem parte oficialmente do arcabouço do Cinturão da Moda. 

As duas primeiras cidades a receberem as máquinas, que estão sendo adquiridas por meio da Secretaria de Estado da Retomada, serão Itaguari e Jussara, de acordo com o chefe do Executivo. A região da 44 deve ser contemplada com o terceiro equipamento a ser comprado. A previsão, segundo Caiado, é de que, até junho, Goiás conte com quatro destas máquinas e, até dezembro, o total delas em território goiano seja de 10.

Confira o vídeo com a declaraçao de Ronaldo Caiado:

Fonte: com informações da Secom - Governo de Goiás 


Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: