Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Secretário da Retomada fala sobre expectativas da parceria com o Sistema OCB/GO

10/12/2020
cesar-moura-191811158.jpeg


Na opinião do senhor, como o cooperativismo pode colaborar com a retomada de um crescimento econômico mais forte de Goiás? E como avalia a relevância e o papel das cooperativas para a economia do Estado?

O cooperativismo contribui de forma muito ativa para o fortalecimento da economia local, que é um fator destacado pelo governador Ronaldo Caiado em praticamente todas as ações do governo. Além de garantir que a renda beneficie o comércio da região onde estão inseridas, as cooperativas colaboram com a manutenção da renda dos cooperados, fazendo com que eles tenham o poder econômico ampliado. As parcerias que firmamos com o Sistema OCB/GO visam envolver todas as secretarias e entidades do Governo de Goiás para criar as conexões que vão garantir a formalização, a criação de cooperativas e o pleno desenvolvimento das que já existem. Além disso, pretendemos, a partir da parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), criar uma pós-graduação em Gestão de Cooperativas. Também vamos envolver a GoiásFomento, a Juceg e os Colégios Tecnológicos no que for preciso para reforçar o cooperativismo no Estado.


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, tem construído parcerias com o Sistema OCB/GO. Quais são os objetivos e expectativas em relação aos convênios que estão sendo estabelecidos?

A Secretaria da Retomada foi criada sob o pilar do trabalho conjunto para alcançar objetivos que beneficiem o máximo de goianos. Considero que a cultura do cooperativismo tem tudo a ver com o nosso propósito dentro do Governo de Goiás. O lançamento do Programa Coopera Goiás é a concretização dos esforços que são realizados pela Secretaria da Retomada desde que a nova pasta foi criada, no último dia 4 de agosto. Ter o Sistema OCB/GO como parceiro desde o primeiro momento foi essencial para elaborarmos o Coopera Goiás, e de extrema relevância para divulgar e fortalecer a cultura da cooperação em todo o Estado de Goiás, compromisso que já foi feito pelo governador Ronaldo Caiado durante o lançamento do programa. Acreditamos que o cooperativismo é uma das molas propulsoras da retomada econômica e social.

Foram aprovadas no Conselho do FCO duas vagas adicionais, uma para o Sicred e uma para o Sicoob, que representam o cooperativismo de crédito goiano. Qual o objetivo e a importância destas inclusões?

O objetivo é criar oportunidades para que o recurso seja desbloqueado. Nada mais oportuno do que a participação efetiva do Sicoob e o Sicredi no Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE/FCO) na discussão de quais são as prioridades do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO).


Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: