Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Semana Lixo Zero Goiânia terá drive-thru na Câmara Municipal

25/10/2021
captura-de-tela-2021-10-25-150820-136111118.png

A Câmara Municipal de Goiânia e o Movimento Lixo Zero Goiás promovem, de hoje até sexta-feira (de 26 a 29 de outubro), a 5ª Semana Municipal Lixo Zero Goiânia. Com o tema Dignidade, a ação tem como foco despertar a atenção da sociedade para a importância e o valor dos resíduos que são produzidos diariamente, bem como a necessidade de tratá-los de forma digna e sustentável.

Segundo os organizadores, a semana busca mudar a relação da sociedade com os recursos naturais, a partir da difusão do conceito de "lixo zero", mobilizando pessoas, comunidades, organizações, poder público e iniciativa privada. Com isso, será possível contribuir para a solução de um dos maiores problemas globais, que é o lixo, além de transformar a realidade dos resíduos em Goiânia.

Até a sexta-feira (29), funcionará, na Câmara Municipal, um sistema de drive-thru para recolher materiais que comumente são acumulados ou descartados de forma incorreta pela cidade, mas que podem servir como recursos para diversas pessoas e cooperativas de reciclagem. Serão recolhidos materiais diversos, em qualquer quantidade, como recicláveis, eletrônicos, instrumentos de escrita, esponjas de limpeza doméstica, bitucas de cigarro, medicamentos e pneus. 

Durante a 5ª Semana Municipal Lixo Zero Goiânia também serão distribuídas mudas nativas do Cerrado e de composto orgânico, além de intervenções e exposições artísticas. 

Mais ações
Outras ações de conscientização para a redução do lixo também estão realizadas ao longo deste mês, pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), coletivo Ideias Urbanas e Comurg. A OCB/GO é uma das entidades apoiadoras do projeto. 

Vários drives-thrus estão sendo espalhados pela cidade. O método foi adotado para garantir mais segurança, praticidade e distanciamento no recolhimento de materiais recicláveis..

A Secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cristina Lopes ressalta a importância da iniciativa e da mobilização da população goiana na ação. “Em 2021, o Conselho da ONU declarou que o meio ambiente saudável é um direito humano. Por isso, nós enquanto representantes e cidadãos, precisamos somar forças pela construção de um cenário digno e sustentável para os resíduos que produzimos. O Drive Lixo Zero é uma ação coletiva, todos estão convidados a participar”, afirma a secretária.

Fontes: Com informações da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Goiânia




Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: