Notcias

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

2018 2017 2016 2015 2014 2013

Últimas notícias

Buscar

Notícias

SESCOOP/GO completa 17 anos

27/10/2016
selo-portal-1-25036-419378.JPG

 

Nesta sexta-feira (28) o SESCOOP/GO completa 17 anos. Em 28 de outubro de 1999 era instalado o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) que, em Goiás, foi criado prontamente pelo Conselho Nacional e vinculado à OCB-GO (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás). Assim, surgia o Sistema “S” do cooperativismo e, desde então, o SESCOOP/GO exerce a missão de promover, apoiar e executar as ações de formação profissional e promoção social das cooperativas goianas, com foco na atuação junto aos empregados e cooperados.

Em seus 17 anos de existência, o SESCOOP/GO tem conseguido executar a sua missão. A criação da entidade foi um marco no desenvolvimento do cooperativismo goiano. Uma relevância constatada em números. No ano de sua criação, em 1999, o SESCOOP/GO realizou dois atendimentos para duas cooperativas, envolvendo a capacitação de 95 pessoas. Em 2015, 105 cooperativas participaram de 510 atendimentos, com o envolvimento de 25,8 mil pessoas atendidas.  

Para o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, o SESCOOP garante ao sistema cooperativista goiano um visível salto de qualidade e desenvolvimento. “Acredito que é perceptível a mudança no patamar de gestão que as cooperativas goianas alcançaram com os cursos e o monitoramento oferecidos pelo SESCOOP/GO”, afirma.

Joaquim Guilherme salienta que a seriedade e lisura com que são conduzidos os projetos no SESCOOP garantem o melhor aproveitamento dos recursos investidos na capacitação cooperativista. “Existe um rigor tanto na aplicação dos recursos quanto na escolha e acompanhamento dos projetos, o que é fundamental”, aponta.

Demandas

O trabalho da entidade atende diretamente às demandas das cooperativas. De acordo com Robercy Alves, gerente de operações do SESCOOP/GO, os atendimentos oferecidos correspondem, em sua maioria, às áreas de gestão, operacional, administrativa e contábil. A meta, segundo ela, é que mais cooperativas sejam atendidas e mais pessoas capacitadas. “O nosso foco é o desenvolvimento das cooperativas”, define.

Além disso, o SESCOOP/GO tem como missão realizar o monitoramento das cooperativas, contribuindo para sua competitividade e melhorando a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares. Nesse sentido, se destaca o Programa de Acompanhamento à Gestão Cooperativista (PAGC), que consiste em um diagnóstico de acompanhamento das cooperativas, com orientações e planos de melhoria, por meio do Instrumento de Acompanhamento da Gestão Cooperativista.

Recursos

Do ponto de vista formal, o SESCOOP é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, constituída sob o regimento de serviço social autônomo. A instituição é mantida por recursos de natureza parafiscal. Os valores das contribuições feitas pelas cooperativas são definidos a partir de um percentual sobre as folhas de pagamento.

Com o SESCOOP/GO, o cooperativismo goiano ganhou novo impulso porque aglutina a representação política da OCB-GO, a formação de novos líderes e o incremento da qualificação profissional e promoção social dos cooperados, o que representa um incentivo a mais para a autogestão das cooperativas.

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: