SESCOOP/GO tem história marcada pelo desenvolvimento do cooperativismo goiano
28/10/2015
Neste 28 de outubro, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (SESCOOP/GO) completa 16 anos. Período em que fez muito pela formação cooperativista em Goiás, mas ainda há muitos desafios para superar. Focado sempre, no trabalho de desenvolvimento do cooperativismo goiano.
O SESCOOP/GO tem como uma das finalidades promover a formação educacional cooperativismo, e uma das metas alcançadas foi aumentar ano a ano os investimentos na formação profissional, no desenvolvimento humano e social dos cooperativistas.
Esse crescimento pode ser demonstrado com os números da formação profissional. Até julho de 2015, o SESCOOP/GO promoveu 180 cursos, beneficiou 9.600 pessoas, atendeu 50 cooperativas diferentes e ministrou 2.500 horas de treinamentos.
Nos últimos quatro anos de 2011 a 2014, os números são significativos também. Foram realizadas 2077 atividades, pessoas 488 cooperativas atendidas, quase 144 mil pessoas beneficiadas e 27.800 horas de atividades. Tudo isso faz do SESCOOP/GO, uma entidade em expansão, que crescem junto com a demanda positiva das cooperativas.
Em 16 anos, o SESCOOP-GO contribuiu de forma decisiva para construção da identidade cooperativista estadual, mediante a formação educacional, a realização de cursos e eventos, apoiando efetivamente as cooperativas. Dentre os destaques estão, os eventos realizados mais recentemente como: o 7º Seminário Estadual de Mulheres Cooperativas, o 7º Seminário Estadual de Cooperativismo, o 1º Coocenso e o 2º Coomunica. Além das outras edições do Seminário Estadual de Cooperativismo, do Seminário Estadual de Mulheres Cooperativistas, a realização e participação nos Jogos Intercooperativos de Goiás e do Centro-Oeste, além dos Fóruns para Contadores, Fórum de Presidentes e Dirigentes, o Encontro para Secretárias de Cooperativas, além da promoção do intercâmbio entre cooperativas goianas, de outros Estados e de outros países para a troca de experiências.
Outra forma de atender a demanda das cooperativas é através da realização de convênios, como o que já houve com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e o que vigora atualmente com o Serviço Social da Indústria em Goiás (Sesi-GO). Além também são feitas parcerias entre o SESCOOP-GO e grupos de ensino para promover capacitações, treinamento e cursos de pós-graduação.
História
O SESCOOP/GO foi criado pelo Conselho Nacional e vinculado ao Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO). A entidade foi instalada efetivamente em 28 de outubro de 1999 e, desde então, tem a missão de promover, apoiar e executar as ações de formação profissional e promoção social no âmbito de 11 ramos das cooperativas goianas, com foco básico na atuação junto aos empregados e cooperados dessas cooperativas.
O primeiro presidente do SESCOOP/GO foi Antonio Chavaglia e fizeram parte do primeiro Conselho Administrativo: Antonio Carlos Borges; José Salvino de Menezes; Sheila de Paiva Andrade e Paulo Carneiro Junqueira. Como suplentes desse Conselho estiveram Fernando Antonio de Amorim Vilela; José Abel Alcanfor Ximenes; José Arthur Cardoso de Oliveira; Pedro Maurício Rios da Silva e Eurípedes Pereira Franco.
O primeiro Conselho Fiscal teve como titulares: Carlos Rubens Soares; Danubio Antonio de Oliveira, Luiz Humberto de Oliveira e como suplentes: Wilson Elias Aidar, Gercino Elias Evangelista e Erlito Bernardes. A atual superintendente do SESCOOP-GO, Valéria Mendes, está no cargo desde 2002, quando foi escolhida pelo Conselho Administrativo da época por unanimidade.