Notícias

Sescoop promover curso sobre eSocial voltado a cooperativas

08/03/2016

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) realizará ao longo deste ano, o curso de Legislação Previdenciária com foco no eSocial em suas unidades estaduais. O primeiro ocorrerá nas próximas quinta e sexta-feira, em Vitória (ES). O público-alvo são profissionais de cooperativas responsáveis por lidarem diariamente com a legislação trabalhista e previdenciária.

O treinamento tem por objetivo capacitar os profissionais sobre os pontos críticos da nova obrigação eletrônica, trazida por este Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais. As cooperativas interessadas deverão procurar sua unidade estadual. Abaixo, o Sescoop divulga o cronograma de realização do curso e informa que ele pode sofrer algum tipo de alteração. Confira:

- Vitória/ES: 10 e 11/3;
- João Pessoa/PB: 6 e 7/4
- Fortaleza/CE: 18 e 19/4
- Recife/PE: 9 e 10/5
- Palmas/TO: 23 e 24/5
- Belém/PA: 30 e 31/5
- Campo Grande/MS: 20 e 21/6
- Maceió/AL: 6 e 7/7
- Rio de Janeiro/RJ: 4 e 5/8
- Natal/RN: 15 e 16/8

Quem deve aderir ao eSocial?

Com a publicação do manual de orientação do eSocial, versão 2.1, em julho/2015, ficou mais claro para as cooperativas as dificuldades que elas terão para atender às exigências do novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), previsto para entrar em vigor em setembro de 2016 nas empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões. Já as demais empresas deverão integrar ao sistema a partir de janeiro de 2017.

Segundo o gerente de Finanças do Sescoop, Carlos Roberto Baena, é fundamental que a alta administração das cooperativas saiba a relevância desse projeto e busque o comprometimento de todas as áreas envolvidas. “Acreditamos que o grande desafio da adaptação ao novo modelo é a centralização das informações a serem repassadas ao fisco. Os dados que hoje estão em diferentes departamentos terão de ser centralizados num único setor. Portanto, o eSocial alterará os fluxos de trabalhos e criar novos procedimentos nas rotinas internas, considerando que a maior parte de suas informações será alimentada com os dados da folha de pagamentos, faturamento, segurança e medicina do trabalho, financeiro e jurídico”, orienta, Carlos Baena.

Saiba Mais 

O eSocial é parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, ele tem o objetivo de informatizar a relação entre Fisco e contribuintes, aperfeiçoar os trâmites de envio das informações e centralizar todos os dados relativos às obrigações trabalhistas.

É considerado o mais complexo dos sistemas do SPED por exigir diversos tipos de transmissões que incluem o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS, Informações à Previdência Social (Sefip/GFIP), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e Arquivos eletrônicos entregues à fiscalização (Manad), O e-Social impactará 100% das empresas atuantes no Brasil – exige uma mudança de cultura e paradigma das cooperativas, envolvendo todas as áreas e profissionais das cooperativas.

Adequar processos nas cooperativas para atender as diversas exigências do eSocial é o maior desafio, como por exemplo:

- Criação de estruturas internas dedicadas a implementação do eSocial;
- Identificação dos impactos sobre a gestão de risco e garantir que as informações serão enviadas a tempo e corretas;
- Integração das áreas financeira, jurídica, RH e de TI na adequação do software da folha de pagamento que atendam às exigências do eSocial;
- Conscientização da participação da alta gestão das cooperativas;
- Treinamento dos técnicos para o devido enquadramento das cooperativas e evitar problemas futuros.

Fonte: Brasilcooperativo

Galerias

Cooperativas

Use o campo abaixo para buscar cooperativas. Buscar

Boletins

Cadastre seu email e receba nossos boletins.
Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: