Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sicoob Credi-Rural e Coop- Recicla fazem intercooperação em prol da sustentabilidade

07/06/2021
sicoob-credi-rural-e-coop-recicla-coleta-de-oleo-11411178.jpeg


Engajados na preservação de recursos naturais e na conscientização da população local sobre o meio ambiente e gestão de resíduos, a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável em Geral do Sudoeste Goiano (Coop-Recicla) e a o Sicoob Credi-Rural realizam uma intercooperação em Rio Verde, em prol da sustentabilidade do meio ambiente local. As coops são parceiras no projeto de coleta de óleo de cozinha. 

A iniciativa tem como objetivo incentivar a população local a dar o destino correto ao produto após o uso. Para isto, são disponibilizados galões de cinco litros em Pontos de Entregas Voluntárias, onde o morador faz a retirada do recipiente para recolher o óleo de sua casa. Segundo dados do presidente da Coop-Recicla, Divino Teles Guimarães, em 2010, cerca de 44 mil litros de óleo eram despejados a cada mês no lençol freático do município. Com a iniciativa, mais de 300 litros de óleo passaram a ser coletados mensalmente e transformados em matéria-prima para biodiesel, sabão, detergente, graxas, dentre outros produtos.  

De acordo com o presidente do Sicoob Credi-Rural, Kadmo Ribeiro Carneiro, apoiar iniciativas como estas, tem grande importância porque complementa e demonstra aos cooperados e comunidades onde a cooperativa atua sobre as políticas de governança de forma transparente e palpável, visto que há um aumento crescente da população no consumo de produtos social e ambientalmente sustentáveis. 

Guimarães destaca também a influência da instituição financeira no munícipio e sua força de representação perante a sociedade. “Muitos associados ficaram sabendo do projeto de coleta do óleo pela cooperativa e passaram a ajudar”, completa o presidente da Coop-Recicla. 

Além de importante para meio ambiente, a intercooperação entre Sicoob Credi-Rural e Coop-Recicla também ajuda a gerar emprego e renda. O presidente do Sicoob Credi-Rural pontua, ainda, que o trabalho da instituição parte do princípio de que o olhar do cooperativismo de crédito não deve considerar apenas o lado financeiro, mas outros aspectos, principalmente no que tange a impactos na sustentabilidade ambiental e social. 

Em funcionamento há quatro anos, o trabalho realizado pela Coop-Recicla soma resultados positivos ao longo de sua trajetória. De acordo com o presidente e fundador da cooperativa, Divino Teles Guimarães, cerca de 100 toneladas de material reciclável são coletadas pelo grupo por mês, tirando do meio ambiente resíduos que poderiam ser descartados de forma incorreta. 

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: