Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sicoob Credi-Rural vai implantar projeto vencedor da maratona de inovação Hackaboom

01/11/2021
abissal-1218113.jpeg


O Sicoob Credi-Rural deu um passo importante para fortalecer suas ações ligadas ao ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). A partir de agora a cooperativa terá a assessoria da Abissal Capitalismo Saudável para mapear, adequar e implementar a norma ESG em seu modelo atual de negócio. A ação é pioneira no cooperativismo goiano e conta com a intermediação do Sistema OCB/GO. A Abissal foi a vencedora da maratona de inovação Hackaboom, realizada pela Casa do Cooperativismo Goiano em abril, justamente apresentando um projeto nesse sentido, o ESG Coop. 

O acordo foi assinado na tarde de sexta-feira (29), na sede do Sicoob UniCentro Br, em Goiânia. Participaram o presidente da cooperativa, Kadmo Ribeiro Carneiro; o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira; e os representantes da Abissal, Camila Storti e Marcelo Salvador.  

De acordo com Camila Storti, a ideia do ESG Coop é introduzir um produto replicável para cooperativas no Brasil, criando um case nacional de adequação da gestão das cooperativas à demanda ESG. “Já aplicamos esse projeto em outras empresas, mas o adequamos para as cooperativas e agora está sendo colocado em prática no Sicoob Credi-Rural”, explica a fundadora da Abissal.

O produto ESG Coop será aplicado na cooperativa em nove etapas, de acordo com Camila. “Começa com a criação de um comitê ESG que vai tomar decisões, depois passa para etapa de depois etapa de mapeamento de diagnóstico, baseados nos critérios regulamentados pelos órgãos globais, depois entra fase de implantação, monitoramento e relatório. É uma oportunidade das cooperativas de se adequarem com essa norma ESG em seu modelo atual”, esclarece.

Marcelo Salvador, que também faz parte da Abissal, explica que adequar a ação para ser aplicada nas cooperativas não foi difícil. “Uma diferença positiva em relação às empresas convencionais é que o cooperativismo já tem em sua natureza a questão da sustentabilidade, os princípios do cooperativismo já estão muito alinhados com o ESG”, diz.

Patrocínio

O hackathon em que a Abissal foi vencedora com o projeto ESG Coop, foi apoiado pelo Sistema OCB/GO e teve o patrocínio de seis cooperativas: Centroleite, Comigo, Comiva, Complem, Sicoob Agrorural e também o Sicoob Credi-Rural, que agora vai implementar a ação. O presidente da cooperativa, Kadmo Ribeiro Carneiro, disse estar muito satisfeito com a parceria. “Patrocinamos quanto teve o Hackaboom e agora ficamos muito felizes de poder usufruir do projeto vencedor”, diz. 

Kadmo explica que desenvolver ações de sustentabilidade é uma preocupação constante que acompanha o Sicoob Credi-Rural há algum tempo. Ele acredita que a cooperativa já desenvolve algumas práticas relacionadas às normas ESG, mas agora será possível conhecer de forma clara o que já é feito e o que precisa ser melhorado. “Precisamos sistematizar e medir para poder explicar para  cooperado. ESG é mais do que uma tendência, já está consolidado no mundo todo e aqui precisamos sair na frente”, acrescenta. 

Para o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, é importante as cooperativas terem um instrumento de orientação e aferição das ações em prol do meio ambiente que elas promovem. “Os produtos e serviços serão cada vez mais reconhecidos em função deste tipo de entrega. Fico feliz com o resultado prático de uma das ações que desenvolvemos na diretriz de Inovação”, analisa.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: