Na década de 90 surgia a Sicredi Celeiro Centro Oeste, que neste mês de setembro comemora 23 anos de atuação. Em 2009, a cooperativa cruzou a fronteira e abriu a primeira agência em Goiás, alterando o nome para Sicredi Celeiro Centro Oeste. Em 2017 iniciou sua expansão dentro do Estado. Desde então, a cooperativa cresceu e se desenvolveu criando novas oportunidades e construindo comunidades mais fortes, tanto em âmbito econômico, quanto social. Atualmente, a marca que tem sede na cidade de São Gabriel do Oeste-MS conta com mais de 67 mil associados e está presente em diversos municípios goianos e no Mato Grosso do Sul, contabilizando um total de 28 agências.
 
Em Goiás, são 12 cidades de atuação: Chapadão do Céu, Mineiros, Anápolis, Itaberaí, Inhumas, Porangatu, Goianésia, Uruaçu, São Miguel do Araguaia, Ceres e Rialma e Piracanjuba. Em Mato Grosso do Sul, está em Coxim, Sonora, Chapadão do Sul, Cassilândia, Costa Rica, Paraíso das Águas, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Rio Verde de Mato Grosso e Inocência.
 
O presidente da Sicredi Celeiro Centro Oeste, Jaime Antônio Rohr, avalia que hoje o Sicredi é uma instituição financeira consolidada, que apresenta mais de 300 soluções financeiras eficazes para seus associados. “Em Goiás, a nossa história não seria diferente. Seguimos em expansão e atendendo as necessidades dos nossos associados.  Outro dado importante se refere a empregabilidade que levamos conosco a esses municípios. A cooperativa saiu de 350 para 500 colaboradores e grande parte desse crescimento foi em Goiás, inclusive durante a pandemia, trazendo desenvolvimento local”, afirma.
 
As cooperativas de crédito são instituições financeiras que estão nos locais em que os bancos tradicionais não chegam, colaborando com aqueles municípios menores. Já nos grandes centros, elas equilibram o mercado tornando o nicho mais competitivo ao dar possibilidade de escolha para quem quer uma instituição financeira mais transparente, com tarifas mais acessíveis e principalmente, que a cada movimentação financeira, o associado participe proporcionalmente dos resultados da cooperativa.
 
Para Jaime, a data é motivo de alegria e comemoração. “Temos orgulho do trabalho desenvolvido até aqui. O crescimento regional proporcionado pelo cooperativismo de crédito é facilmente comprovado em números em diversas pesquisas. Porém, o mais importante é conhecer na prática tudo o que agregamos positivamente à vida das pessoas”, ressalta.
 
História
 
Em 2015, a Sicredi Celeiro Centro Oeste inaugurou seu primeiro escritório de negócios em Goiás, na cidade de Mineiros, que mais tarde se tornaria a segunda agência no Estado. Em 2017 expandiu sua atuação para oito municípios. Já em 2018 abriu a primeira agência em Anápolis (Jundiaí) e em 2019, a segunda (Xavier de Almeida). No mesmo ano, foram inaugurados os escritórios de negócios em Inhumas e Itaberaí, e também o escritório da agência Brasil Sul. Seguindo um forte plano de expansão, em 2020, foi a vez das agências de Itaberaí, a Brasil Sul e os escritórios em Porangatu, Uruaçu, Goianésia, São Miguel do Araguaia, Ceres e Rialma. Em 2021 inauguraram o escritório de negócios em Inocência e a agência em Uruaçu. Neste ano de 2022 a cooperativa ganhou o direito de desenvolver mais de 21 municípios em Goiás. Com isso, inaugura o escritório de negócios de Piracanjuba e estão previstas mais três novas agências em Anápolis (Jaiara, Mato Grosso e Agro).  

Fonte: Assessoria de comunicação