Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Sicredi chega a 3 milhes de associados

08/05/2015
sicredi-3-milhoes-de-associados-31239.jpg


O Sicredi alcançou a marca de 3 milhões de associados em abril de 2015. Eles estão distribuídos em 11 Estados brasileiros, 90% são pessoa física – 69% do meio urbano e 21% do meio rural – e 10% são pessoa jurídica. A conquista representa um crescimento de 94,6% da base nos últimos sete anos. No período de março de 2009 a março de 2015, os ativos totais da instituição financeira cooperativa cresceram 255%, de R$ 13,7 bilhões para R$ 48,6 bilhões. Em sobras líquidas, o aumento foi de aproximadamente 316%, de cerca de R$ 268 milhões em 2009 para R$ 1,1 bilhão em 2014.


A instituição tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação, onde os associados votam e decidem os rumos do negócio. “São três milhões de pessoas que têm suas vidas financeiras vinculadas ao Sicredi, atraídas pela possibilidade de gerar crescimento coletivo. Todos são donos do negócio. O voto de cada um tem peso igual nas decisões, independentemente do volume de recursos aplicados”, explica o CEO do Banco Cooperativo, da Confederação e da Fundação Sicredi, Edson Georges Nassar.

Atualmente, o Sicredi tem um portfólio de mais de 300 produtos e serviços, que carregam os valores do cooperativismo e fortalecem a economia da região. “O associado usa os produtos e serviços, investe na sua cooperativa, ela se desenvolve e fica mais forte. Assim, pode financiar mais atividades de outros associados, gerando renda. Com a cooperativa mais forte, os resultados distribuídos são ainda maiores”, acrescenta Nassar.

Permanentemente, o grau de satisfação dos associados com os serviços, atendimento, produtos e canais de atendimento é acompanhado pelo Sicredi por meio da Pesquisa NPS. A metodologia utilizada, Net Promoter Score (NPS), propõe aos entrevistados a pergunta: “Você recomendaria o Sicredi a um amigo ou familiar?”. Nos últimos 12 meses, foram ouvidos 113.866 associados, e cerda de 66,8% são considerados promotores, pois recomendariam a instituição com uma nota 9 ou 10, o que gera um índice de satisfação de 60%.

Para formar e engajar os associados, o Sicredi também dedica uma ampla estrutura. No programa Crescer, são discutidos os princípios e valores do cooperativismo, além de apresentar o modo de operação e os produtos e serviços. Em 2014, 25 mil associados passaram pela formação do Crescer. O processo de gestão participativa, estruturado no programa Pertencer, concretizou-se na realização de 1.354 reuniões de núcleo, reunindo um total de 260.851 pessoas, o equivalente a 10,38% (considerando uma base de 2.513.263 – número de associados quando ocorreram as reuniões de núcleo). Organizados em núcleos ligados às unidades de atendimento, os associados exercem o direito e o dever de planejar, de acompanhar e de decidir os rumos da cooperativa nas reuniões e assembleias.

Campanha
Para comemorar a conquista, o Sicredi está lançando a campanha “3 Milhões de Associados”. Desenvolvida pela agência Morya Porto Alegre, destaca que a instituição financeira cooperativa não tem três milhões de clientes, mas de associados, donos do negócio. O Sicredi é feito por eles e para eles.

A relação é demonstrada no layout, que mostra milhares de nomes de associados. Os nomes são uma forma de representar a individualidade de cada um dos três milhões de associados e a união deles formando a chamada de agradecimento mostra a sua força. Uma metáfora visual que transmite o conceito desejado e torna a peça esteticamente atraente.

Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: