Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sicredi e Sicoob estão oficialmente na Câmara do FCO

21/10/2021
whatsapp-image-2021-10-21-at-10-16881415.jpeg


Agora é para valer: Sicredi e Sicoob passam a compor, oficialmente, a Câmara Deliberativa do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), dentro do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE). O decreto 9.968, publicado no Diário Oficial do Estado na última semana, inclui como membros do CDE/FCO as cooperativas centrais Sicredi Brasil Central e Sicoob Goiás Central. 

O documento assinado pelo governador prevê, ainda, que um dos representantes suplentes do Sicoob será indicado pela Central Sicoob Uni. Com isso, as centrais cooperativas de crédito passam a ter participação mais ativa, tanto nas deliberações, quanto no monitoramento da usabilidade dos recursos do FCO nos municípios goianos. A inclusão das coops de crédito Câmara Deliberativa estava aprovada, por unanimidade, desde janeiro deste ano. A OCB/GO já possui cadeira ativa no órgão colegiado. 

Para o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, essa é uma conquista de extrema importância para o setor, pois se trata da participação do Cooperativismo como membro do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Goiás. "Deixamos de ser apenas agentes financeiros e passamos a contribuir de forma ativa na gestão e decisões dos recursos", reflete.

Celso lembra que a capilaridade dos sistemas cooperativos faz com que recursos cheguem mais rápido às pessoas e comunidades. "Por isso, a nossa busca é contínua em ter e disponibilizar mais recursos ao associado", afirma.

O que é o FCO
O Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste foi criado em 1988 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Centro-Oeste brasileiro. O fundo tem como propósito mudar o perfil da economia regional, gerando impactos dinâmicos na diversificação e modernização da estrutura produtiva. São disponibilizados 3% (três por cento) do produto da arrecadação do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza e do Imposto sobre Produtos Industrializados, entregues pela União, na forma do artigo 159, inciso I, alínea 'c' da Constituição Federal distribuídos entre as regiões, Norte (0,6%), Nordeste (1,8%) e Centro-Oeste (0,6%).

(Com informações do Sicredi)

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: