Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sicredi faz balanço positivo do Dia de Cooperar em Goiás

23/07/2018

A temática “atitudes simples movem o mundo”, evidenciada no Dia C,  também inspirou ações realizadas pelo Sicredi em Goiás este ano. Apostando em ações práticas, mas muito próximas da comunidade, cidades como Goiânia, Rio Verde e Quirinópolis, Jataí, Santo Antônio da Barra, São Simão, Arenópolis e Piranhas foram contempladas com iniciativas do Sicredi.
Entre os projetos que geraram grande mobilização, destaque para o evento realizado pelo Sescoop, dia 30 de junho, no Zoológico de Goiânia e que contou com o apoio do Sicredi. Durante o evento, além da arrecadação de alimentos não perecíveis para instituições filantrópicas, o público foi convidado a vivenciar a experiência da cooperação. Foram duas atividades: o desafio do chute ao gol, que, em duplas, os participantes eram estimulados a cooperar entre si. Nas duplas, um ficava de olhos vedados, enquanto o outro orientava o parceiro a fazer o gol através da fala.

A foto-cabine foi outra atividade que agradou bastante. Além de eternizar o momento através da foto impressa, os participantes foram estimulados a fazer poses em duplas ou grupos. Valorizando a mensagem do evento, os participantes levaram para casa uma sequência de três fotos, acompanhada da frase "Os pequenos momentos, quando compartilhados com quem amamos, se tornam grandiosos".

Celso Figueira, presidente da Sicredi Brasil Central, destaca a importância de entender e vivenciar a cooperação ainda na infância. “Esses momentos de descontração em família são formas de valorizar o espírito colaborativo, que contagia crianças e adultos para atitudes de cidadania e mais sustentáveis. Ao trabalharem em conjunto, visando o desenvolvimento de um grupo, eles aprendem que o fazer junto pode ser decisivo em ações futuras, como por exemplo, melhorar uma comunidade local”, afirma Celso.


Cooperação que contagia

Para Zeir Ascari, Presidente Sicredi Cerrado GO: “O Dia C é uma estratégia muito importante tanto para a instituição, quanto para a população de cada cidade onde estamos presentes. Na oportunidade, mostramos nossa contribuição para formarmos uma sociedade de pessoas e não apenas de capital. Nosso compromisso será sempre a interação com a comunidade, visando o desenvolvimento local”, ressalta.

Na cidade de Quirinópolis também foi realizado um passeio ciclístico com diversas atividades na chegada, arrecadação de alimentos e a doação de tempo e mantimentos na quadra esportiva de uma escola em um bairro carente da cidade. Em Rio Verde, a Festa Junina na Associação Beneficente Alta de Souza (ABAS), contou com a doação de mais de mil litros de leite para ABAL, provenientes de associados da agência.


Dia C e o Cooperativismo

O projeto do Dia C representa o trabalho de engajamento e disseminação dos princípios cooperativistas como, por exemplo, a gestão democrática, a participação econômica e o interesse pela comunidade. Esses princípios no ramo do cooperativismo de crédito já conquistaram adeptos em todo o mundo. Nos Estados Unidos e na Irlanda mais da metade da população está associada a cooperativas de crédito.

No Brasil, pouco mais de 7 milhões de pessoas, participa de uma cooperativa de crédito, enquanto a média global é de 13,55%, segundo o relatório estatístico da WOCCU - WORLD COUNCIL of CREDIT UNIONS de 2016. Em contraste, os 4 maiores bancos do país concentram 80% do mercado de crédito. Esses dados indicam que ainda há muito mercado a ser trabalhado pelas cooperativas de crédito, que atraem cada vez mais pessoas e empresas em busca de alternativas para seus recursos financeiros. Além disso, as pessoas estão descobrindo que o cooperativismo de crédito oferece uma filosofia diferente, com o foco no desenvolvimento das pessoas e suas comunidades.

Como parte da estratégia de contribuir para o desenvolvimento local, o Sicredi, por exemplo, em 2017, do total de R$ 2,89 bilhões pagos a fornecedores, R$ 837,5 milhões foram destinados àqueles situados em municípios com menos de 200 mil habitantes, o que corresponde a 29% do total de pagamentos. A Central Sicredi Brasil Central, no ano passado, registrou um saldo das operações de 981,76% em relação a 2016. Em Patrimônio Líquido, a instituição registrou aumento de 17,56% em 2017 comparado a 2016. No mesmo período, a Carteira de Crédito cresceu 30% e os Depósitos, 25%.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: