Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sicredi incentiva e implementa sistema de energia ecologicamente correto

28/01/2019
placasluziania4-002-151616174.jpg


A agência da Sicredi Planalto Central da cidade de Luziânia, foi a primeira a implementar o sistema de energia solar a partir de placas fotovoltaicas. Como explica o vice-presidente da Sicredi Planalto Central, Carmo Spies: “Visamos incentivar o uso da energia limpa e disseminar uma cultura sustentável, como já fazemos em outros projetos. Usar a energia solar é o mesmo que não degradar o meio ambiente e ainda gerar economia”, diz. No total a unidade recebeu 84 placas fotovoltaicas que devem reduzir em até 70% os gastos com energia elétrica. 

A instalação em Luziânia foi feita pela empresa ABC Solar Soluções Energéticas como um projeto embrionário. “Assim que for viável o projeto deve ser desdobrado em outras de nossas unidades. Além disso, é uma forma de sinalizarmos nossa preocupação com o meio ambiente e viabilizar da forma que podemos que o nosso associado também consiga fazer o mesmo e seguir o bom exemplo”, explica Carmo.  Além de ser uma energia renovável e sustentável, que reduz a emissão de CO² no meio ambiente, os sistemas de energia fotovoltaicos são mais econômicos financeiramente, o que garantiu apoio do Sicredi para disseminar e facilitar a aquisição do sistema. 

Mesmo que seu custo inicial de implementação seja expressivo, as vantagens são inúmeras, como explica o diretor da ABC Solar Soluções Energéticas, Alex Gajardo. “Logo após a instalação já se nota benefícios como baixa manutenção e acesso prático e seguro a uma fonte de energia gratuita, já que a radiação solar é um fenômeno natural não poluente e inesgotável. Além disso, não ocupa espaço útil, pois na maioria dos casos, ficam em cima do telhado, onde se recebe a maior carga de sol”, diz. 

O gerente da  agência do Sicredi em Luziânia, Carlos Canedo Junior, ressalta mais benefícios da instalação das placas fotovoltaicas. “Com esta instalação deixaremos de emitir na atmosfera 3,174 toneladas de CO² por mês. Além disso, haverá uma redução de gastos com energia elétrica de cerca de 70%”, explica. 

Em parceria firmada entre a Sicredi Planalto Central e a ABC Solar a empresa atenderá os associados com descontos de até 7% nas compras à vista (consultar condições), tanto para empresas em prédios comerciais, quanto para residências. Além disso, o Sicredi tem nacionalmente uma linha de crédito para financiar equipamentos que geram energia solar com um prazo de pagamento de até 60 meses. “Há também o consórcio sustentável que permite adquirir equipamentos ecoeficientes, como geradores de energia solar, aquecedores solares para água e equipamentos de iluminação de LED. Nestes casos, o pagamento pode ser feito em até 120 meses”, ressalta Carmo.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: