Sistema de Gestão por Indicadores da unidade goiana é destaque em publicação do SESCOOP nacional
05/02/2021
O Sistema de Gestão por Indicadores desenvolvido pelo Sistema OCB/GO foi destacado como “Case de Sucesso” na 9ª Edição do Sescoop em Dia, publicação voltada para a comunicação interna da Unidade Nacional com as Unidades Estaduais do Sistema OCB.
O texto explica como foi o início do trabalho, relembrando o workshop realizado em 2019, que reuniu conselheiros e profissionais da entidade; cooperados, colaboradores e dirigentes de cooperativas, além de outros convidados. Por meio de grupos de trabalho, eles debateram e sugeriram projetos e ações para a atual gestão do Sistema OCB/GO, que foram distribuídas em seis eixos temáticos: Representação, Representatividade, Gestão e Governança, Intercooperação e Mercado, Comunicação, Inovação. Já em 2020, o planejamento das ações para este ano foi realizado por meio de ComitêsTáticos, formados no mês de agosto.
Confira abaixo o texto publicado no Sescoop em Dia:
Case de Sucesso - SISTEMA DE GESTÃO POR INDICADORES – SESCOOP/GO
As diretrizes que definem e regulam o planejamento proposto pela atual gestão doSistema OCB/GO foram elaboradas a partir de um extenso trabalho conjunto, comparticipação de diversas cooperativas e representantes de entidades parceiras, numaintercooperação com gestores e outros colaboradores da OCB/GO e Sescoop/GO. Para se chegar a um plano de ação para execução das diretrizes, o Sistema OCB/GO realizou um workshop em 2019, que reuniu conselheiros e profissionais da entidade;cooperados, colaboradores e dirigentes de cooperativas, além de outros convidados.
Por meio de grupos de trabalho, eles debateram e sugeriram projetos e ações paraa atual gestão do Sistema OCB/GO, que foram distribuídas em seis eixos temáticos: Representação, Representatividade, Gestão e Governança, Intercooperação e Mercado,Comunicação, Inovação. Essas iniciativas de atuação da Casa do Cooperativismo Goianoestão em consonância com as discussões e sugestões do último Fórum de Presidentes,realizado em maio de 2018 pela Unidade Estadual, e com as diretrizes e deliberaçõesoriginárias do 14o Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC).
Já em 2020, o planejamento das ações para este ano foi realizado por meio de Comitês Táticos, formados no mês de agosto. Cada comitê é composto por cinco integrantesde áreas distintas do Sistema OCB/GO, com a missão de definir os projetos, ações ecronogramas para 2021, além de dar continuidade ou início àqueles que já estavam desenhados. A proposta agora é que todos os colaboradores também se envolvam noprocesso, como membros de grupos de trabalho, com a missão de executar as açõesprevistas e participar de uma gestão, de fato, democrática. Ao todo, são quatro comitêstáticos - Cultura e Governança, Soluções Cooperativas, Sustentabilidade e Efetividade,Riscos e Gestão, que remetem suas ideias e projetos para apreciação e deliberaçãodo Comitê Estratégico, composto pelos líderes dos comitês táticos, juntamente com osmembros da Diretoria Executiva.
E para garantir a execução eficiente dos projetos e ações planejados, o Sistema OCB/GO contratou uma consultoria voltada para execução da estratégia e que teve como umadas suas principais entregas a organização de um sistema de gestão por indicadores. Atualmente, a Unidade Estadual monitora três tipos: indicadores operacionais, indicadores da Unidade Nacional e indicadores estratégicos vitais. As reuniões deacompanhamento dos indicadores são realizadas mensalmente e coordenadas pelo superintendente Jubrair Gomes. Contam com a participação dos gestores da instituição, que são responsáveis pela apresentação dos resultados e planos de ação. Os indicadore sestratégicos são, ainda, apresentados ao presidente Luís Alberto Pereira.