Sistema inicia conversas com Secretaria de Indústria e Comércio para fomentar empreendedorismo por meio do cooperativismo
27/05/2019
O Sistema OCB/SESCOOP-GO recebeu a visita de dois representantes da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), nesta segunda-feira (27). Eles foram recebidos pelo presidente da entidade, Luís Alberto Pereira. O objetivo do encontro foi realizar um intercâmbio de informações para incentivar o cooperativismo como forma de empreendedorismo, em Goiás.
Recentemente, a SIC criou a Subsecretaria de Empreendedorismo e Geração de Renda e uma de suas gerências é a de cooperativismo. Durante a visita às sedes da OCB-GO e do SESCOOP/GO, a responsável pela nova pasta, Desirée Peñalba, disse que pretende estreitar laços com o Sistema e colocar em prática novas ações para ampliar o cooperativismo em Goiás.
“Temos muito em comum, no nosso propósito de desenvolver municípios e regiões de Goiás e, também, de dar suporte para que as pessoas possam se sentir encorajadas em empreender e buscar o cooperativismo como solução econômica”, disse.
Rivael Aguiar Pereira, assessor do secretário de Indústria e Comércio, Wilder Morais, também esteve no encontro no Sistema OCB/SESCOOP-GO. Segundo ele, por meio da Agência de Fomento, o governo pretende trabalhar com linhas de crédito com juros subsidiados aos microempreendedores e essa modalidade estará disponível, também, para as cooperativas. “Acreditamos que, com essa iniciativa, teremos um crescimento grande no número de cooperativas em Goiás”, disse.
Rivael afirma que, a partir das conversas que teve com a equipe do Sistema OCB/SESCOOP-GO, foi possível mapear quais regiões do Estado têm maior demanda por cooperativas. “Hoje, já identificamos a necessidade do Nordeste Goiano e Noroeste, que ainda estão carentes nesse sentido, de ter mais cooperativas”, afirma.
Para o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Luís Alberto Pereira, este é o início de uma parceria interessante para ambos os lados. “Nós podemos dar apoio ao governo, no seu planejamento de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda em Goiás. E a Gerência do Cooperativismo vai nos ajudar a difundir o cooperativismo ainda mais em Goiás”, analisa.