Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Sistema OCB defende aumento de repasse do FCO para cooperativas

14/10/2016
ramo-credito-selo-5610415.jpg

 

O cooperativismo de crédito tem cumprido um papel importante no país, promovendo a inclusão financeira praticamente 9 milhões de brasileiros, inclusive em lugares mais isolados. Este e outros diferenciais do segmento foram destacados pela equipe do Sistema OCB, em reunião com o novo superintendente da Sudeco, Antônio Carlos Nantes, nesta quinta-feira. O objetivo? Defender a importância do repasse de recursos dos Fundos Constitucionais às cooperativas de crédito, em especial, neste caso, do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).  

Para dar a dimensão do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e da sua relevância, foram apresentados dados que mostram esse potencial, capilaridade e poder de pulverização do crédito. “Nós defendemos o repasse de um percentual de 10% aos sistemas cooperativos, e o cumprimento do que for definido. Hoje, esse limite está fixado em 7%, por meio de uma resolução do Condel/Sudeco, mas não tem sido cumprido à risca pelo Banco Administrador do FCO. Nosso objetivo é aumentar esse repasse para distribuir os recursos a mais pessoas. Esse é um grande diferencial das nossas cooperativas, democratizar o acesso ao crédito, fator que vem ao encontro do que propõem os Fundos Constitucionais”, frisou a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella.       

Tânia também ressaltou que o tema já vem sendo trabalhando junto ao Ministério da Integração e pediu apoio à Sudeco para que as propostas legislativas, em tramitação no Congresso Nacional, contemplem as demandas do setor e sejam vistas com mais celeridade. A reunião também contou com a participação do coordenador do Ramo Crédito na OCB, Thiago Borba. 

Fonte: Brasil Cooperativo

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: