Notícias

Boletim Goiás Cooperativo

Clipping Nacional

Flash Cooperativo

Circulares

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo

Rádio Goiás Cooperativo/Interior

Podcasts

Releases

Cooperativismo Ilustrado

Vdeos

Central da Marca

Canais de Comunicao

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prmio de Jornalismo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Museu Virtual Gois Cooperativo

Vdeos sobre tica

Vdeos sobre tica

Novo prdio OCB-GO

Novo prdio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criana

Conhea a campanha

OCB-GO 60 Anos

60 anos de Histria

Cdigo de conduta tica

Conhea o Cdigo de conduta tica

Portal de Negcios

Conhea o Portal de Negcios

Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

1 Prmio de Jornalismo Gois Cooperativo

Notícias

Sistema OCB e governo discutem contrataes da safra 2017/18

30/10/2017
safra-1929612.jpg


O Grupo Técnico de Crédito Rural do Sistema OCB se reuniu quinta-feira (26), em Brasília, com representantes do governo federal para avaliar o comportamento e a evolução das contratações dos recursos de crédito rural (safra 2017/18), após a publicação da Resolução nº 4.597/17, em 28 de agosto de 2017.

Este último normativo permitiu importantes ajustes na Resolução nº 4.580, de 9 de junho de 2017, que instituiu os mecanismos e as travas operacionais, além de medidas de elevado impacto negativo às cooperativas agropecuárias.

A reunião, realizada a convite do Banco Central, contou com a participação de representantes do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações de Crédito Rural e Proagro (Derop-Bacen) e também dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Fazenda (MF), além da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

Por parte do cooperativismo, estavam presentes: representantes da OCB e de suas unidades estaduais do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, da Fecoagro, além das seguintes cooperativas: Coamo, Copacol, Cocamar, Cooxupé, Comigo, Cooperalfa, Bancoob e Sicredi.

Reconhecimento

Na oportunidade, o grupo técnico do Sistema Cooperativista reconheceu os esforços e as ações da equipe econômica e setorial do Governo que visam corrigir os rumos das medidas apresentadas no lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (2017/18). Além disso, oportunamente foram apresentadas as realidades das contratações das cooperativas agropecuárias e as propostas de ajustes operacionais para a continuidade e manutenção do ritmo das contrações da safra em curso.

A equipe discutiu ainda temas como os altos custos financeiros de contratação dos recursos de crédito rural, as atuais condições de financiamento dos mecanismos privados, o comportamento dos indicadores de conjuntura macroeconômica de curto e médio prazo e seus reflexos sobre a política de financiamento, além de alternativas para o aperfeiçoamento da política de credito rural no país.
Segundo Paulo César Dias, coordenador do Ramo Agropecuário do Sistema OCB, a oportunidade de participar de uma discussão de alto nível junto aos agentes de governo responsáveis pela formulação da política agrícola do país, demonstra o reconhecimento da importância e da contribuição que as cooperativas agropecuárias têm realizado para o aperfeiçoamento dos normativos voltados ao agronegócio brasileiro.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: