Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sistema OCB/GO apresenta casos de sucesso de intercooperação

09/03/2021
intercoopgoias-1785181.png


A intercooperação como uma ferramenta para o aprimoramento da gestão e desenvolvimento das cooperativas. Esse pode ser definido como o resumo do que foi debatido no primeiro Intercoop Goiás, realizado na manhã de terça-feira (9). O evento on-line realizado pelo Sistema OCB/GO apresentou um case de sucesso de intercooperação entre Bordana e Sicoob Juriscredcelg. Além disso, convidou João Carlos Leite, presidente do Sicoob SaromCredi, de São Roque de Minas (MG), para contar a história da reconstrução de uma cidade graças ao cooperativismo e à intercooperação. 

Antes das apresentações dos cases de intercooperação, o público que assistiu ao Intercoop Goiás pode ficar sabendo mais a respeito do Aprimoora, que vem sendo desenvolvido pelo Sistema OCB/GO. O projeto tem conseguido promover o desenvolvimento da gestão e solucionar problemas pontuais das cooperativas participantes. Algumas dessas soluções foram conseguidas justamente com intercooperação. 

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, fez a abertura do evento. Segundo ele, a entidade se propõe a intermediar parcerias entre as cooperativas goianas e destacou o Aprimoora como a ferramenta que possibilita esse diagnóstico. “Nós precisamos ter resultados objetivos, práticos e palpáveis. Hoje estamos aqui para mostrar alguns resultados que já conseguimos mesmo em curto tempo do projeto Aprimoora”, disse. “Estamos aqui para estimular a todas as cooperativas para que participem do Aprimoora e rodadas de negócios, e estejam abertas para a intercooperação”, acrescentou, ao falar do objetivo do Intercoop Goiás. 

Uma das cooperativas que participa do Aprimoora é a Bordana. Por meio do projeto elas puderam firmar uma parceria com o Sicoob Juriscredcelg. Esse exemplo de intercooperação bem-sucedido foi destacado durante o Intercoop Goiás. “O projeto Aprimoora e essa parceria com o Sicoob Juriscredcelg vão permitir uma importante transição de uma gestão espontânea para uma gestão estratégica na nossa cooperativa,  isso vai permitir uma maior sustentabilidade da cooperativa Bordana incluindo dezenas de mulheres”, afirmou Celma de Oliveira, presidente da Bordana. 

O Sicoob Juriscredcelg foi representado no evento pelo seu gerente de negócios, Ênio José Bittencourt. Ele afirmou que a cooperativa está muito confiante na parceria com a Bordana. “A Celma (presidente da Bordana) dá uma injeção de ânimo na gente. Estamos confiando muito no projeto e engajados, de conselheiros a funcionários. Que isso seja uma vitória de todo o segmento cooperativista”, declarou.

Sicoob Saromcredi

Os participantes que conferiram o Intercoop Goiás puderam ouvir histórias da cidade de São Roque de Minas, na Serra da Canastra (MG), que estava em decadência econômica e social, na década de 90, inclusive com êxodo populacional, e que ressurgiu a partir da fundação de uma cooperativa de crédito. 

Quem contou tudo foi o próprio presidente e fundador do Sicoob Saromcredi, o engenheiro agrônomo João Carlos Leite, que participou do evento de modo on-line. São Roque de Minas é uma cidade mineira que fica na Serra da Canastra, próxima à nascente do Rio São Francisco, e estava perdendo população, devido à forte crise pela qual passava, no início da década de 90. A situação foi agravada pelo fechamento da única agência bancária local, o que dificultou a circulação de dinheiro na comunidade e refletiu diretamente no seu crescimento econômico.

O Sicoob Saromcredi foi criado para suprir essa necessidade de oferecer serviços bancários para a população, mas fez muito mais que isso. Investiu na agropecuária local e, com isso, fomentou também o comércio e os serviços de São Roque de Minas. Também investiu em educação, com ensino de qualidade e estudo de cooperativismo, empreendedorismo e educação financeira - tornou-se referência. "A cooperativa existe para resolver problemas sociais dos seus cooperados e da sua comunidade. Quanto mais se investe nessas áreas, maior é o retorno financeiro", disse João. 

O primeiro Intercoop Goiás estará disponível no canal Goiás Coop Live. Confira!


Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: