Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sistema OCB/GO apresenta modelo do cooperativismo para crianças e adolescentes

18/02/2022
whatsapp-image-2022-02-18-at-16-1830615.jpeg


Apresentar às gerações mais jovens o modelo cooperativista como forma de empreender e gerar fonte de renda tem sido uma das principais metas da Loja SomosCoop Goiás, instalada pelo Sistema OCB/GO no Shopping Passeio das Águas. Na tarde desta sexta-feira (18/2), o local recebeu alunos do Centro de Educação em Período Integral (CEPI) Francisco Maria Dantas, da Região Noroeste de Goiânia. 

A programação foi variada e divertida para a garotada: minicurso sobre cooperativismo, com a entrega de certificado, distribuição de “sacochilas” (com copo de silicone, massinha de modelar, mãozinha do Dia C, boné e uma cartilha sobre o meio ambiente), além da oportunidade de conhecer mais sobre as cooperativas.

Estudante do oitavo ano, André Guimarães Ribeiro (13 anos) diz que a visita à loja SomosCoop e as atividades das quais participou o ajudaram a entender melhor a importância do trabalho realizado pelas cooperativas. “Percebi que a união das pessoas ajuda para que realizem seus trabalhos e alcancem seus objetivos. Creio que, no futuro, empreender em uma cooperativa também pode ser uma opção para mim", afirma.

Heitor Alexandrino, também de 13 anos e da oitava série, diz que aprendeu que o cooperativismo é uma forma de empreender com mais responsabilidade social e ambiental e que o setor gera milhões de empregos. “Gostei muito de conhecer mais sobre o cooperativismo no setor agropecuário”, destaca.

Profissional de desenvolvimento estratégico do Instituto Sicoob, na Central Sicoob Uni, Edjar Júnior Barbosa diz que o CEPI Francisco Maria Dantas já realiza atividades que tratam do cooperativismo e que o convite do Sistema OCB/GO aos alunos é uma iniciativa que complementa o conhecimento sobre o tema. 

“Esse passeio à Loja SomosCoop é uma ótima oportunidade para que eles aprendam mais”, diz.

Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira ressalta que a loja, em funcionamento desde o mês de dezembro de 2021, é uma ação inédita no País e a única do movimento SomosCoop em um shopping brasileiro, neste formato, de divulgação de produtos e serviços do cooperativismo em um grande centro de consumo. "Queremos que todos conheçam a Loja SomosCoop Goiás, inclusive crianças e adolescentes, e aprendam um pouco mais sobre este modelo de negócios que contribui com a economia, por meio da geração e distribuição de renda, que se forma a partir da união de pessoas em torno de um objetivo comum", afirma.

O superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes, considera muito positiva a parceria do Sistema OCB/GO com o Instituto Sicoob, pois proporciona às crianças e adolescentes a participação nos minicursos sobre cooperativismo, colocando-os em contato com esse universo por meio de vídeos educativos que mostram a importância da cooperação. O Instituto Sicoob atua desenvolvendo projetos que têm como base a responsabilidade social e foco no sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. “Dentro desse princípio, os três eixos que nós trabalhamos, juntamente com as nossas cooperativas, são a educação financeira, cooperativismo e o empreendedorismo”, completa Edjar Barbosa. 

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: