Dia C

Sobre o DIA C GOIÁS

Aplicativo GCOOP

Aplicativo Gcoop

Prêmio de Jornalismo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Vídeos sobre Ética

Vídeos sobre ética

Novo prédio OCB/GO

Novo prédio OCB-GO

Cooperativa amiga da Criança

Conheça a campanha

OCB/GO 60 Anos

60 anos de História

Código de conduta ética

Conheça o Código de conduta ética

Portal de Negócios

Conheça o Portal de Negócios

Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

1° Prêmio de Jornalismo Goiás Cooperativo

Cooperativismo Ilustrado

Confira todos Infocoops

Notícias

Sistema OCB/GO empossa coordenador do Núcleo Cooperativo Noroeste

22/10/2021
32803cae-2cc1-422d-844c-d68168cd1c8e-151113818.png


O Sistema OCB/GO empossou nesta sexta-feira (22/10) o líder cooperativista Pedro Barbosa como coordenador do Núcleo Regional Cooperativo Noroeste, que abrange os municípios goianos de Rubiataba, Goianésia, Ceres, Itapuranga, Heitoraí, Uruana, Itapaci, Jaraguá e Barro Alto. A solenidade foi realizada na Loja Maçônica Templários do Bem, na cidade de Rubiataba, e encerrou a programação de visitas da equipe do Sistema às cooperativas goianas na região.

Pedro Barbosa explica que vai trabalhar para integrar as cooperativas do Núcleo Noroeste ao Sistema OCB/GO. “Muitas vezes, os dirigentes não têm como se dirigirem até a capital na coordenação do núcleo dessa região, que tem em torno de 22 cooperativas em nove municípios. Então, vamos dar esse suporte a elas, principalmente às pequenas, que têm mais dificuldades”, disse. O novo coordenador afirmou que há a possibilidade de desenvolver parcerias com as prefeituras, assim como a OCB/GO já faz com o Governo do Estado. 

“O projeto Incubacoop Goiás, por exemplo, ajuda no nascimento de novas cooperativas e dá apoio para que elas não venham a sucumbir lá na frente, o que é lamentável. Esse trabalho do Sistema OCB/GO é muito oportuno para que as cooperativas nasçam de uma forma mais sustentável, porque as cooperativas eram criadas copiando as experiências das outras, sem conhecimento jurídico, sem que os cooperados soubessem como fazer uma ata, uma reunião ou um estatuto”, enfatizou Pedro Barbosa.

Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira destacou o potencial do cooperativismo na Região Noroeste de Goiás. “Visitamos cerca de 25 cooperativas e agências que têm suas sedes em outros núcleos e percebemos um entusiasmo grande delas com essa aproximação conosco. Agora, com o nosso coordenador Pedro Barbosa atuando na articulação dessas ações, vamos motivar ainda mais o desenvolvimento do cooperativismo nessa região. Estamos muito animados para continuar esse trabalho, que terá sequência na região Norte do Estado”, disse. 


DESCENTRALIZAÇÃO

O deputado estadual Wagner Neto (Pros), presente na posse de Pedro Barbosa, disse que a sociedade precisa entender melhor a importância do cooperativismo para  a economia de Goiás, especialmente nas regiões onde há maior carência por desenvolvimento econômico e social. “Com a descentralização do Sistema OCB/GO e a efetivação dos seus núcleos regionais, como o da Região Noroeste, coordenada por Pedro Barbosa, temos certeza de que mais cooperativas vão ser criadas e as existentes serão fortalecidas, agregando valor à produção local, gerando empregos e renda para a nossa população”, disse.

Jubrair Gomes, superintendente do SESCOOP/GO, afirmou que é grande a expectativa em relação às ações de educação e capacitação profissional que devem ser desenvolvidas na região, voltadas para colaboradores, cooperados e gestores das cooperativas. “Essas demandas podem vir das cooperativas, assim como o SESCOOP/GO pode criar as oportunidades e fornecer cursos de NRs, que têm grande procura, MBA em gestão de crédito do agronegócio, palestras e cursos sobre o cooperativismo, para envolver mais os cooperados e a comunidade, bem como desenvolver aqui o Formacoop, o nosso programa de formação de dirigentes e gerentes de cooperativas, e o Programa de Líderes de cooperativas também”, informou. 

Os núcleos regionais serão também facilitadores para a promoção de eventos e pontos de apoio. A fase de visitas aos núcleos regionais cooperativos, além de promover a integração entre as cooperativas e o Sistema OCB/GO, também proporciona aos dirigentes do cooperativismo goiano estreitarem laços com autoridades locais, contribuindo para futuras parcerias.  “Os núcleos ajudam a promover o desenvolvimento regional desse modelo de negócio, atrair cooperativas não registradas para o Sistema e incentivar a constituição de novas empresas cooperativas”, afirmou o presidente Luís Alberto.


COORDENADORES

Ao todo, são seis Núcleos Regionais Cooperativos da OCB/GO. O Central é coordenado pelo próprio presidente do Sistema OCB/GO.
Os coordenadores dos demais núcleos são: Pedro Caldas (Núcleo Nordeste e Entorno do DF), João Batista Machado (Núcleo Sul), Marcelo Ferreira (Núcleo Sudoeste), Pedro Barbosa de Oliveira (Núcleo Noroeste) e José Renato Almeida (Núcleo Norte). Caberá a eles o assessoramento e a representação para a execução descentralizada de programas, projetos e atividades de interesse comum de todas as cooperativas goianas. 

Essa foi a segunda posse de coordenador dos núcleos cooperativos.
Em setembro, Pedro Jaime de Araújo Caldas foi oficialmente empossado como coordenador do Núcleo Cooperativo Nordeste e Entorno do Distrito Federal, em evento realizado em Cristalina.

Compartilhar

Comentar

Deixe abaixo seu comentário:      

Email

Compartilhe este artigo por email: